Imprimir

Notícias / Eleitoral

Câmara vota hoje novos pontos da reforma política

Agência Câmara

O Plenário da Câmara dos Deputados retoma hoje a votação da reforma política. A proposta tem sido analisada por partes. Ontem os parlamentares aprovaram mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos e rejeitaram o fim do voto obrigatório.

Hoje podem ser votadas regras para coligações e federações de partidos, fidelidade partidária, data da posse presidencial e cota para mulheres no Legislativo.

O relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que será colocado em votação, obriga os partidos que formarem coligações para a disputa de eleições proporcionais (deputados federais, estaduais e vereadores) a permanecer juntos por quatro anos, atuando em bloco parlamentar até o fim da legislatura. É a chamada federação de partidos, que não é prevista atualmente na legislação eleitoral.

O relatório também torna constitucional a regra da fidelidade partidária e altera a posse presidencial para o primeiro dia útil do mês de janeiro.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, espera concluir hoje a votação da reforma política, em primeiro turno. A proposta deve ser votada em segundo turno na primeira semana de julho.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

A sessão do Plenário já está em andamento. Neste momento, estão presentes 202 deputados. Para começar a Ordem do Dia é preciso que estejam presentes 257 deputados.
Imprimir