Imprimir

Notícias / Trabalhista

Getrin leva orientações sobre trabalho seguro à BRF de Lucas dos Rio Verde

Da Assessoria/TRT-MT

Cerca de 150 trabalhadores das áreas operacional e administrativa de unidade frigorífica BRF do Lucas do Rio Verde (330km de Cuiabá) assistiram, nesta quinta-feira (11), à palestra sobre trabalho seguro promovida pelo Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin23).

A ação é parte do programa que vem sendo desenvolvido nos principais canteiros de obras de Cuiabá e Várzea Grande e que conta ainda com visitas a empresas, sindicatos, prefeituras e diversas outras entidades no interior do estado. O foco é a conscientização de empresários, gestores e trabalhadores sobre a importância de se prevenir a ocorrência de acidentes no trabalho

Ao falar para os empregados da BRF nesta manhã, o coordenador do Getrin, juiz Paulo Brescovici apresentou os dados estatísticos que reforçam a importância de o empregador fornecer treinamento e Equipamentos de Proteção Individual e, da mesma forma, cobrar e fiscalizar o seu uso pelos trabalhadores.

O magistrado também enfatizou a necessidade de atenção quando da operação com maquinas e equipamentos, a importância das pausas e do descanso (baseado nos levantamentos que revelam os horários de maiores riscos de acidentes) e de se observar as normas de segurança.

Veja o álbum de fotos

As consequências ocasionadas pela falta de prevenção, tanto para empresas e governo, quanto para os próprios empregados, foi outro ponto abordado pelo palestrante. Conforme apontou, os acidentes resultam no gasto anual de 71 bilhões de reais pelo Poder Público brasileiro, decorrentes de despesas médicas e de seguridade social.

Para as empresas, além dos problemas relacionados à necessidade de substituição de mão de obra, estão eventuais despesas judiciais resultante de danos moral e material resultantes dos acidentes. Já para os empregados, a consequência vai desde a convivência com limitações físicas e problemas psicológicos a até o desamparo da família, em caso de morte.

“Comprometimento”

Ao comentar a palestra, o gerente da unidade, Lauro Tabachuk, destacou que a adoção de medidas que garantam a saúde do trabalhador são questões fundamentais não só do pondo de vista social como também para alcance dos próprios objetivos empresariais. Ele enfatizou a importância da transmissão desse conhecimento como meio de fortalecimento do elo interno. “Quando você envolve e compromete as pessoas os resultados são melhores”, destacou.

A perspectiva é que, além da própria conscientização dos empregados que ocupam cargos de gestão e de supervisão, eles possam servir também como disseminadores de uma cultura da prevenção.

A planta frigorífica da BRF em Lucas do Rio Verde é uma das maiores da empresa no país e emprega, hoje, quase 5 mil pessoas.

Getrin 23

Criado em 2012, o Getrin23 é o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 23ª Região da Justiça do Trabalho (com jurisdição em Mato Grosso), vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e criado com base na Resolução 96/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho

O Getrin 23 é presidido pelo TRT de Mato Grosso e formado por órgãos públicos, entidades sociais e empresas. Tem como finalidade planejar e executar ações locais contínuas e permanentes voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança do Trabalho.
Imprimir