Imprimir

Notícias / Trabalhista

Tribunal implanta Sistema de Processo Administrativo Eletrônico - PAe

Da Assessoria/TRT-MT

Presidente Edson Bueno assinou digitalmente primeiro documento a tramitar de forma eletrônica no TRT de Mato Grosso
O TRT de Mato Grosso lançou na manhã desta sexta-feira (19) o seu Sistema de Processo Administrativo Eletrônico (PAe). Com a implantação, o TRT/MT se torna o sexto órgão do judiciário no Brasil a adotar esse sistema informatizado de tramitação de documentos administrativos.

O lançamento ocorreu simbolicamente quando o presidente do TRT/MT, desembargador Edson Bueno, assinou digitalmente um memorando circular no qual comunica servidores e magistrados da implantação da ferramenta.

Na prática, com o PAe, todos os processos administrativos internos do Tribunal passarão a tramitar eletronicamente e não mais em papel.

Segundo o presidente Edson Bueno, o sistema representa a chegada da modernidade. “Nós temos o Processo Judicial Eletrônico, portanto da área judiciária, e carecíamos até então de um Processo Administrativo Eletrônico para fazer a tramitação dos atos ligados à parte administrativa”, explicou. Ele destacou, ainda que o uso da ferramenta trará maior segurança, bem como aumentará a celeridade na tramitação desses atos.

Três etapas

O sistema será implantado em três fases. A lançada nesta sexta é voltada para a tramitação de expedientes, como ofícios, memorandos e portarias, bem como processos administrativos genéricos (requerimentos de férias, por exemplo).

Em julho deve ser disponibilizada a versão com suporte à tramitação de processos mais complexos, como os compras e licitações, aposentadorias e de pedidos de vacância.

A concretização da implantação deve ocorrer em setembro deste ano, quando serão lançados no sistema os fluxos de trabalho. Na prática é o estabelecimento dos ritos de encaminhamentos pelos quais devem passar os processos e os expedientes.

O PAe tem como plataforma tecnológica o sistema SIGA-DOC, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região/SJRJ, sendo configurado para uso pelo TRT de Mato Grosso. Apesar do lançamento o uso ainda é opcional. A obrigatoriedade começa a partir de 1º de janeiro de 2016.

Benefícios

Além da segurança dos dados e da maior celeridade que o PAe trará, conforme já dito pelo presidente Edson Bueno, a implantação do sistema também impactará positivamente na redução do consumo de papel, insumos para impressoras e outras matérias de escritório.
Imprimir