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Magistrados formadores aprovam propostas para elaboração de diretrizes

Agência STJ

Magistrados e servidores formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e das demais instituições de formação profissional de juízes estiveram reunidos durante três dias, em Brasília, no II Encontro Nacional de Formadores de Magistrados. Os participantes elaboraram proposições que serão relevantes para a Enfam definir as Diretrizes de Formação e Atuação de Formadores e para finalizar o Programa de Formação de Formadores para 2016.

Os magistrados partilharam suas experiências profissionais e participaram de seis oficinas temáticas onde elaboraram propostas relacionadas ao perfil e ao nível de conhecimento do formador. Também apresentaram propostas quanto à metodologia para capacitar o formador em Educação a Distância (EAD) e propuseram o desenvolvimento de estratégias que contemplem questões pedagógicas de autonomia e de ações colaborativas.

Marizete Silva, coordenadora de Pesquisa e Ensino da Escola Nacional, destaca que “a Enfam avança na formação de formadores ao atribuir aos magistrados o papel de protagonistas do próprio processo formativo, na medida em que propõe uma formação contextualizada, que parte da atividade prática em oposição à teoria. Nessa convergência, é possível orientar a atividade dos formadores no sentido de, por meio das ações educacionais, aprimorar a prestação jurisdicional,” explicou a coordenadora.

Histórico

Nos últimos dois anos, a Enfam realizou 40 ações de formação de formadores, com foco na capacitação didático-pedagógica e na adoção de metodologias participativas, visando a integração entre teoria e a prática e a reflexão crítica, observando sempre as situações e as necessidades de formação dos magistrados docentes, que hoje já somam mais de 180 formadores (magistrados e servidores) capacitados pela Escola Nacional.

A capacitação dos formadores é uma das áreas de atuação da Enfam e tem por objetivo propiciar um trabalho pedagógico para promover a melhoria nas ações de formação da magistratura brasileira.
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