Imprimir

Notícias / Geral

Promotores de Justiça Substitutos que serão empossados nesta sexta-feira (06) vão participar de curso de formação

Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso realizará nesta sexta-feira (06), às 18h, solenidade de posse de seis novos promotores de Justiça substitutos. O evento ocorrerá no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, no Centro Político Administrativo. Serão empossados: Rhyzea Lucia Cavalcanti de Morais, Herbert Dias Ferreira, Karen Regina Okubara, Bruno Fernandes Ferreira, Marcelo Linhares Ferreira e Tereza de Assis Fernandes.

Na semana seguinte à posse, os novos promotores de Justiça substitutos vão passar por curso de formação em que serão transmitidas informações sobre a rotina diária da atuação do membro do Ministério Público. Serão duas semanas de palestras, discussões e atividades práticas. O curso será ministrado na sede da Procuradoria Geral de Justiça.

“O conteúdo programático foi elaborado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) em conjunto com as Procuradorias Especializadas e Corregedoria Geral. Além de questões relacionadas à estrutura de funcionamento da instituição, também serão abordados aspectos referentes às prioridades de atuação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso na defesa da sociedade”, ressaltou o procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado.

De acordo com a programação, os trabalhos terão início na segunda-feira (09), às 8h, com discussões sobre os procedimentos operacionais de setores da Administração, Gabinete, Segurança Institucional, Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO) e Núcleo de Apoio para Recursos (NARE).

No período vespertino, as atividades serão conduzidas pelo corregedor-geral, Hélio Fredolino Faust, e pelo corregedor adjunto, Flávio Fachone. Serão abordados os seguintes tópicos: Deontologia, Normas (sobre estágio probatório e outras), Atividade Correicional, Cadastro, entre outros assuntos.

Na terça-feira (10), os promotores de Justiça substitutos vão conhecer e esclarecer todas as dúvidas sobre a forma de atuação das Procuradorias Especializadas da Cidadania, Patrimônio Público e Infância.

Na quarta-feira (11), os coordenadores do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP), Sérgio Silva Costa; do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Silvana Corrêa Vianna; e o Ouvidor Geral, Mauro Delfino farão explanações sobre a atuação desses setores e o apoio técnico prestado aos promotores de Justiça. A Fundação Escola Superior do MP, a Associação Mato-grossense do MP e a Cooperativa Sicredi também vão conversar com os novos membros da instituição.

Já no período da tarde, os trabalhos ficarão a cargo do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI). Serão realizados treinamentos sobre sistemas informatizados existentes no Ministério Público como SIMP, Gedoc e Protheus.

Na quinta e sexta-feira, a pauta de discussões irá tratar de temas relacionados à área criminal, como Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e Procuradoria Especializada Criminal. Na sexta-feira, haverá Curso de Balística Forense e apresentação sobre o Tribunal do Júri.

SEGUNDA SEMANA: Dividida por grupos temáticos, a segunda semana do curso de formação contempla debates sobre a área da infância, patrimônio, cidadania, meio ambiente, central de inquéritos, Maria da Penha, Execução Penal, Família, Ordem Tributária, Feitos Gerais e Auditoria Militar. Para fechamento das atividades, haverá a participação dos novos membros no plenário do Júri e visitas técnicas às unidades prisionais.
Imprimir