Imprimir

Notícias / Criminal

Eder Moraes deixa cadeia e presta depoimento na Defaz na manhã de hoje

Da Redação - Arthur Santos da Silva/Patrícia Neves

O ex-secretário de Estado, Eder Moraes, presta depoimento na manhã de hoje, 15, na Delegacia Fazendária de Cuiabá, instalada no Centro Político Administrativo (CPA). Preso desde o dia 5 de dezembro, ele é ouvido pelo delegado Lindomar Tófolli. A defesa, patrocinada pelo advogado Fabian Feguri, acompanha a oitiva. Ele chegou a unidade policial pouco antes das 10h. 

Leia Mais:
Justiça Federal mantém prisão de Eder Moraes e advogados recorrem a Brasília

Moraes é apontado como “homem forte” dos governos Blairo Maggi (PR) e Silval Barbosa (PMDB), e é alvo de uma série de investigações. Ele ocupou importantes cargos públicos como Fazenda e secretário da Casa Civil.

Por decisão do juiz Jefferson Schneider, da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, Moraes foi preso em 4 de dezembro de 2015 pela terceira vez. O magistrado revogou as medidas cautelares que havia aplicado a Eder, em agosto, quando obteve liberdade mediante decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em novembro de 2015, o ex-gestor público foi condenado a cumprir 69 anos de prisão em decorrência da operação Ararath, desencadeada pela Polícia Federal em 2013 e que trouxe à tona um verdadeiro esquema de desvio de dinheiro público por meio de empréstimos 'falsos' empregando empresas privadas, pastas do Executivo e um banco.

Para que pudesse desempenhar a função, Moraes emprega de cargo público. A delação do empresário Gércio Mendonça, que empregou empresas na organização, foi vital para o desenvolvimento da ação e elucidação do esquema.
 
Imprimir