Imprimir

Notícias / Geral

Fórum apresenta as melhores práticas de auditoria e controle interno do Judiciário

Agência STJ

De 8 a 10 de junho, será realizado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) o II Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário. O evento reunirá cerca de 300 representantes de tribunais e órgãos do Judiciário. Estão previstas palestras de ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), de servidores do STJ e de outros órgãos do Judiciário.

Na ocasião, serão trocadas experiências sobre as melhores práticas de auditoria e controle interno, com fundamento nas mais recentes normas nacionais e internacionais, inclusive nas diretrizes emanadas pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e pelo TCU.

O secretário de Controle Interno do STJ, Wilson de Oliveira Bezerra, lembra que a adequada contabilidade do gasto público tem assento constitucional, como um sistema imprescindível para prevenção e correção de atos de gestão, otimizando a alocação de recursos e a melhoria da eficiência administrativa. “Essas atividades têm múltiplas funções, desde o combate a atos de improbidade até a melhoria dos processos internos”, destacou.

Palestras

Para o secretário, a realização do segundo fórum no STJ demonstra a preocupação do Tribunal da Cidadania em adotar e discutir as melhores práticas com os representantes de controle interno de mais de oitenta tribunais do País. “O STJ já é uma referência no assunto, e, no segundo fórum, teremos a oportunidade de agregar e difundir novas práticas em benefício dos participantes”, observa.

Wilson Bezerra destaca alguns temas a serem tratados no encontro, a exemplo da palestra Governança, gestão das aquisições e papel das unidades de auditoria/controle interno do Poder Judiciário, a ser proferida pelo ministro substituto do TCU Augusto Sherman. Cita também a palestra A Importância do Controle Interno para o Fortalecimento da Gestão Pública, a cargo do ministro substituto do TCU André Luís de Carvalho.

“Outra palestra interessante, As Novas Diretrizes do CNJ, tratará das regulamentações que o conselho vem preconizando aos órgãos do Poder Judiciário. É muito importante que os tribunais fiquem atualizados com essas normas”, acrescenta.

Ainda durante o fórum, a Coordenadoria de Auditoria de Tecnologia da Informação (Caut/SCI) apresentará os resultados da última auditoria interna da Casa. Segundo o coordenador da Caut, Wadson Sampaio, o foco será a gestão e governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “A auditoria nos permitiu uma visão geral de processos de TI nas áreas estratégica, tática e operacional”, explica o coordenador.

Por último, o secretário destacou a palestra Reestruturação da unidade de controle interno do STJ, a ser ministrada pelo coordenador de Auditoria de Licitação e Contratos, Diocésio Sant’Anna.

As inscrições ainda podem ser feitas hoje (6) pelo Portal do STJ. Podem participar servidores do Poder Judiciário que, preferencialmente, atuem na área de controle interno.

Confira a programação do fórum.
Imprimir