Imprimir

Notícias / Geral

Ministério da Justiça promove curso sobre combate à corrupção e lavagem de dinheiro em Cuiabá

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

O Ministério da Justiça promove nesta quarta-feira (08), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Cuiabá, o “Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro”.  A abertura do evento está prevista para as 10h e as atividades serão realizadas até a próxima sexta-feira, 10.

Leia mais:
MPE entra com ação contra prefeitura de Cuiabá para garantir acessibilidade em escolas públicas

Dia 08:

O curso começa com a apresentação de casos práticos de lavagem de dinheiro com o delegado de Polícia Federal de Mato Grosso, Wilson Rodrigues de Souza Filho.

No período vespertino, os trabalhos terão início às 14h, com a palestra “Conceito de Lavagem de Dinheiro e Aspectos Jurídicos – Penais da lavagem de dinheiro” proferida pelo procurador da República, Wellington C Saraiva. Em seguida, haverá discussões sobre “Anatomia do Crime Organizado”. O referido tema será abordado pelo delegado de Polícia Federal, Getúlio Bezerra.

Dia 09:

Na quinta-feira (09), a primeira palestra, com o tema “Sistema Financeiro Nacional”, ocorrerá às 9h e o palestrante será o analista do Banco Central do Brasil, Ricardo Vieira Orsi. Ainda no período da manhã haverá discussões sobre “Inteligência Financeira”. O tema será abordado por Sérgio Jurandyr Machado, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

No período da tarde, será a vez do agente de Polícia Federal na Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvios de Recursos Públicos da Polícia Federal de Curitiba, Roberto Zaina, falar sobre “Investigação Financeira” e “Análise de Dados Financeiros”.

Dia 10:

Na sexta-feira (10), último dia do evento, serão proferidas palestras com os seguintes temas: “Combate à Corrupção em Licitações e Contratos Públicos” com Claudenir Brito Pereira, Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União; “Medidas Assecuratórias” com Rodrigo Monteiro da Silva, promotor de Justiça do Espírito Santo; e “Rede InfoContas” com Victor Augusto Godoy, secretário de Informações Estratégicas do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

Participações:

Além de procuradores e promotores de Justiça, participarão do curso representantes do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Secretaria de Estado de Segurança, Receita Federal, Controladoria Regional da União, Controladoria Geral do Estado, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Estado de Fazenda, Superintendência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Polícia Civil. Até o momento, 168 pessoas já confirmaram participação.
Imprimir