Imprimir

Notícias / Eleitoral

OAB pede intervenção em greve dos bancários para garantir doações eleitorais

Da Redação - Arthur Santos da Silva

Reclamações de advogados eleitorais que estão atuando no pleito de 2016 poderão afetar na greve dos bancários, deflagrada no dia 6 de setembro. A informação consta em um documento formulado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso. A paralisação prejudicaria os políticos pela impossibilidade de doações financeiras.

Leia mais:
Juiz decreta prisão preventiva de mato-grossense e mais sete por terrorismo e ligação com o Estado Islâmico


Conforme documento assinado presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, as doações de campanha feitas por pessoa física devem ser efetuadas através de depósito identificado. Ocorre que a referida movimentação apenas pode ser realizada nos caixas das agências bancárias (boca do caixa).

A greve dos bancários, que atinge 100% dos funcionários, prejudicaria candidatos e partidos políticos, impossibilitando os pagamentos de despesas de campanha nos moldes da legislação eleitoral.

Para reverter o cenário, um requerimento foi enviado à presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Maria Helena Gargaglione Póvoas. No caso, é pedido que o Sindicato dos Bancários seja notificado para garantir o funcionamento das agências com o efetivo de no mínimo 30%.

Imprimir