Imprimir

Notícias / Eleitoral

MPE denuncia Toninho de Souza e mais dois vereadores eleitos em Cuiabá por espalharem "santinhos"

Da Redação - Lázaro Thor Borges

Três vereadores eleitos em Cuiabá nas eleições municipais que ocorreram no último domingo (04) são acusados de propaganda irregular pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Toninho de Souza, - o vereador que recebeu mais votos na capital -, Elizeu Nascimento e Juca do Guaraná Filho foram denunciados por espalharem “santinhos” pela cidade no dia da eleição.

Leia mais:
Toninho de Souza e Jânio Calistro são os vereadores mais votados em Cuiabá e VG; Veja a lista de eleitos!


Além dos três, o MPE também ingressou com representação contra o candidato Zé Adrenalina Motos, o único do grupo que não foi eleito. As irregularidades foram verificadas em locais de votação nos bairros Paiaguás, Santa Izabel e Pedregal. Os alvos foram os eleitores das escolas estaduais Rodolfo Augusto T. E. Curvo e Tancredo Neves e das escolas municipais Orlando Nigro e Maria Eunice Duarte de Barros.

O MPE requer a condenação dos quatro candidatos por violação da lei eleitoral que dispõe sobre a veiculação de propaganda irregular. A legislação prevê detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de cinco mil a quinze mil UFIR.

Outros candidatos

De acordo com o MPE, outros candidatos também deverão ser acionados. No dia eleição, após constatar várias irregularidades, o promotor Gérson Barbosa, acompanhado de sua assessoria, efetuou diversos registros fotográficos e encaminhou ofício à Secretaria de Serviços Urbanos para que fosse efetuado o recolhimento de todos os “santinhos”. O material apreendido servirá de provas para a adoção das medidas judiciais cabíveis.
Imprimir