Imprimir

Notícias / Ambiental

Ação policial em MT realiza busca e apreensão em fazenda de ministro de Temer

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

O Ministério Público Estadual (MPE) requereu a justiça mandados de busca e apreensão nas propriedades rurais Paredão, Jatuarana e Shangrilá, no norte do Estado. A primeira delas pertence ao ex-assessor do ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil do governo Michel Temer (PMDB). Durante as diligências, as equipes encontraram, além de diversas armas de fogo, provas de desmatamento em área de preservação permanente e produtos ou substâncias tóxicas nocivas à saúde humana e ao meio ambiente.

Leia mais:
Chefe do Gaeco afirma que enviou autos da Rêmora para PGR investigar suspeitos com foro privilegiado

Atuaram na ação policiais civis, militares e ambientais de Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Jauru. Também participaram das buscas servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e peritos da Politec de Cáceres e Pontes e Lacerda.

Da fazenda Paredão, de propriedade de Marcos Antônio Assi Tozzati, ex-assessor do Ministro Eliseu Padilha, foram apreendidos um trator e 1912 bovinos. Como a fazenda Paredão não possui sede própria e se utiliza da estrutura da fazenda Jasmim Agropecuária, que pertence ao Ministro Padilha, os policiais fizeram buscas nas casas e alojamentos da Jasmim, onde foram encontradas duas espingardas calibre 36 e uma motosserra.

Segundo a Justiça, a apreensão do gado foi determinada para cessar os danos ao meio ambiente e por ser instrumento do crime, conforme o artigo 48 Lei9.605 / 1998 (impedir ou dificultar a regeneração da vegetação).

O proprietário Marcos Antônio Tozzati, indicado como fiel depositário dos animais, terá que fazer a retirada de todo rebanho apreendido dos limites do Parque Estadual no prazo de 72 horas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil por animal.

Desmatamento:

Constatou-se, ainda, que nesta mesma área, mesmo após autuação da Sema, em 26/04/2015, em razão de um desmate de 752,72 hectares ocorrido entre os anos de 1998 e 2015, outros 170 hectares foram desmatados na região que contempla as duas propriedades entre os meses de agosto e outubro de 2016.

Já na fazenda Shangrilá, de propriedade de Maísa Rodrigues Arantes (esposa do pecuarista Valter Arantes – Empresa Rural do Guaporé Ltda), a polícia apreendeu 18 armas de fogo.

As buscas também foram realizadas na área da fazenda Jatuarana, de propriedade de Donizete dos Reis Lima, conhecido por “Badi”. Ele foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munições de uso permitido. Na propriedade houve apreensão de 4838 bovinos, que deverão ser retirados do parque no prazo de 72 horas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil por dia.

Na Fazenda Paredão 1 e Fazenda Jatuarana, os policiais e fiscais identificaram péssimas condições das acomodações dos funcionários, inclusive com presença de galões de gasolina e vasilhames de agrotóxicos.

O MPE encaminhou fotos dos alojamentos para o MPT, MPF e Ministério do Trabalho e Emprego para ciência e providências, diante da suspeita de trabalho análogo à escravidão.
Imprimir