Imprimir

Notícias / Política de Classe

Silvio Santana toma posse como Defensor Público-Geral de MT

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Tomaram posse esta semana o Defensor Público-Geral, Silvio Jéferson de Santana, o Corregedor-Geral, Cid de Campos Borges Filho, o Ouvidor-Geral, Lúcio Andrade Hilário, bem como dos seis Conselheiros Superiores da Instituição, para exercerem mandato no biênio 2017/2019. O evento ocorreu na sede da Defensoria Pública do Estado, na última segunda-feira (02).

Silvio de Santana atua como defensor público em Mato Grosso desde o ano de 1999. Também atuou como subdefensor em três gestões (2009-2010, 2013-2014, 2015-2016), além de ter atuado como conselheiro na gestão 2011-2012.

Leia mais:
MPE apela e desembargador poderá determinar que empresário Alan Malouf volte à prisão

Em seu discurso, o novo Defensor-Geral ressaltou a satisfação e a honra em assumir o cargo máximo da Instituição. “É uma enorme responsabilidade, somos todos conhecedores das dificuldades orçamentárias e financeiras do nosso Estado, mas com o valoroso apoio de todos tenho certeza que faremos o melhor em prol daqueles que mais precisam: os nossos assistidos”, ressaltou.

Silvio Santana também conclamou todos os Defensores Públicos a serem vigorosos na busca incessante para atingir efetivamente os objetivos legais da Instituição. “Os nossos assistidos não podem encontrar as portas da justiça entreabertas ou trancadas. A Defensoria Pública, não raras vezes, é a última luz no túnel da esperança”.

O Defensor-Geral ponderou ainda sobre a importância da união de forças para o crescimento da Instituição, bem como agradeceu a seu antecessor, Djalma Sabo Mendes Júnior, de quem foi Primeiro Subdefensor Público-Geral por dois mandatos. “Djalma Mendes restaurou a dignidade e a respeitabilidade que a Defensoria Pública tanto necessitava, trouxe a Defensoria de volta ao patamar de competência e eficiência em sua gestão”.

Já Cid de Campos Borges Filho, reconduzido ao cargo de Corregedor-Geral, destacou a importância da humildade para a nova caminhada. “Se estamos aqui hoje, é porque percorremos uma longa jornada e os passos que dermos hoje são responsáveis por onde estaremos amanhã. Que nosso caminhar seja coroado de sabedoria, discernimento e humildade e que, de mãos dadas, possamos chegar onde todos desejamos, que é o bem do assistido”.

Futuro Primeiro Subdefensor Público-Geral, o ainda Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Marcio Frederico Dorileo, falou da alegria em retornar a sua casa. “Começamos muito bem 2017, com esperanças renovadas e expectativas fortalecidas. É um orgulho muito grande estar aqui e poder ajudar ao próximo na concretização de seu direito, trazer paz e alegria, que só conquistamos quando temos nossos direitos acessados”.

Lúcio Andrade Hilário, empossado para o segundo mandato como Ouvidor-Geral, discorreu sobre os desafios dos próximos dois anos, principalmente pela crise que assola o país, agradeceu a recondução ao cargo e afirmou ser uma pessoa que vem para somar.

Falando em nome dos Conselheiros empossados, o Defensor Público José Carlos Evangelista, desejou boa sorte a todos, especialmente a Silvio Santana. “Desejo de coração e alma um mandato pacífico e tenho certeza que seu estilo democrático será a marca de sua gestão”.

Também foram empossados como Conselheiros, os Defensores Públicos David Brandão Martins, Diogo Madrid Horita, Érico Ricardo da Silveira, Liseane Peres de Oliveira Toledo e Paulo Roberto da Silva Marquezini.

A Presidente da Associação Mato-grossense dos Defensores Públicos (Amdep),Tathiana Mayra Torchia Franco, também fez uso da palavre e garantiu que a entidade de classe estará aberta ao diálogo com a administração superior.

Participaram ainda da solenidade de posse, o Segundo Subdefensor Público-Geral, Caio Cezar Buin Zumioti, que permanece no cargo, a Secretária-Geral da Defensoria, Helyodora Carolyne Almeida Rotini, representantes do Colégio de Defensores Públicos de Mato Grosso, Defensores Públicos de várias Comarcas do Estado, familiares e servidores da Instituição.
Imprimir