Imprimir

Notícias / Política de Classe

OAB aguarda documentos para representar contra policiais envolvidos em prisão de advogado, diz presidente

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) reuniu-se na tarde desta segunda-feira (09) com o secretário de Segurança Pública (SESP) Gustavo Garcia e com diretores da Policia Judiciária Civil. Os advogados pedem celeridade e imparcialidade na investigação da prisão do advogado Luciano Carvalho do Nascimento durante o exercício profissional na noite da última sexta-feira (06) em Cuiabá. 

A reunião apaziguadora, entretanto, não evitará medidas mais graves que serão adotadas pela Ordem contra membros da PJC. Conforme o presidente da Seccional, Leonardo Campos, os advogados  aguardam apenas o recebimento de documentos, vídeos e cópia do Boletim de Ocorrência (BO) lavrado na ocasião, para representar contra os policiais envolvidos no incidente, considerando que Luciano Carvalho do Nascimento foi "agredido" pelos policiais.

Leia mais:
Vídeo flagra momento em que advogado atropela homens; Sinpol emite nota de repúdio

O presidente da Ordem Leonardo Campos, explicou ao Olhar Jurídico o procedimento desta segunda-feira (09) e os próximos passos dos advogados. "Tivemos reunião com secretário de Segurança Pública Gustavo Garcia, com a delegada geral adjunta da Polícia Civil  Silvia Maria Pauluzi e com o Corregedor-geral da Polícia Civil Jesset Arilson Munhoz de Lima. Cobramos imparcialidade e celeridade nas investigações das condutas dos policiais. Estamos aguardando o advogado complementar a documentação, com vídeos e Boletins de Ocorrência, e trazê-los à Ordem para formalizarmos a representação à Corregedoria da Polícia".

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, assegurou que todos os procedimentos para a apuração dos fatos já foram adotados e serão concluídos de acordo com o prazo legal.

Campos reafirmou a confiança da Advocacia na Polícia Judiciária Civil (PJC) e ressaltou a importância de uma resposta célere e efetiva à advocacia e à sociedade. "Confiamos na polícia civil. Queremos uma polícia aliada e que nos dê segurança. Fatos isolados não podem manchar essa imagem”, disse.

Participaram da reunião o diretor de Atividades Especiais da PJC, Rogério Modelli, o vice-presidente da OAB-MT, Flávio Ferreira; o diretor tesoureiro Helmut Flavio Preza Daltro; o presidente em exercício do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), Maurício Magalhães Farias Neto, os conselheiros estaduais Luiz da Penha e Ricardo Moraes de Oliveira e uma comissão da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim) de Mato Grosso.

Entenda o Caso

Os advogados Dyego Nunes da Silva Souza e Luciano Carvalho do Nascimento foram presos na madrugada deste sábado (07) após resistirem à prisão e entrarem em confronto com policiais da Deletran e da Gerência de Operações Especiais (GOE), em Cuiabá.

Supostamente embriagado, Dyego atropelou Martiniano Cabral, de 54 anos, fugiu sem prestar socorro e pediu ajuda a Luciano, que teria soltado um cachorro da raça pit bull contra os policiais.
Imprimir