Imprimir

Notícias / Eleitoral

Conselheiro sugere intervenção em Chapada dos Guimarães; Maluf pede vistas

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

O conselheiro interino do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Batista Camargo, relator das contas da Prefeitura de Chapada dos Guimarães referentes ao ano de 2017, sugeriu uma intervenção do Estado no município, por conta da falta de dados que não foram enviados pela prefeita Thelma de Oliveira (PSDB) à corte.

Leia também
STF determina que União retire MT de cadastro negativo e abre caminho para empréstimo de US$ 250 milhões


Além da sugestão de intervenção, o conselheiro também determinou o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), assim como a Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, sejam comunicados sobre uma possível prática de crime de responsabilidade, o que pode provocar sansões e até a cassação da chefe do Executivo.

A prefeita, segundo o relator, se defendeu alegando um problema no sistema eletrônico do TCE, denominado de Aplic (Auditoria Pública Informatizada de Contas), que realiza o envio de informações obrigatórias mensais à Corte de Contas.

O julgamento, no entanto, foi adiado para próxima sessão por causa de um pedido de vistas do conselheiro Guilherme Maluf, ex-deputado estadual, que pertencia ao quadro de filiados do PSDB, mesmo partido que Thelma de Oliveira, até o início deste ano.

 “A omissão na prestação de contas é fato ensejador na tomada de contas ordinárias, além de caracterizar ato de improbidade administrativa.Voto pelo parecer prévio contrário a aprovação das contas anuais de governo do município de Chapada dos Guimarães sobre o exercício de 2017, sob gestão da senhora Thelma de Oliveira”, disse o conselheiro interino.

Esta já é a segunda vez que o município pode sofrer uma intervenção do Governo por causa de irregularidades na prestação em suas contas. Em 2016, durante a administração do ex-governador Pedro Taques (PSDB), Chapada dos Guimarães chegou a ser gerido pelo interventor, Ciro Rodolpho Gonçalves ex-controlador Geral do Estado.
Imprimir