Imprimir

Notícias / Criminal

Juiz abate 41 dias de pena e aproxima desembargador aposentado do regime aberto

Da Redação - Arthur Santos da Silva

Desembargador aposentado compulsoriamente, Evandro Stábile está próximo de progredir ao regime aberto. A informação foi revelada pelo juiz de Execução Penal de Cuiabá, Leonardo Pitaluga, que acatou pedido de remição de 41 dias da pena.

Leia também
TRE muda prazos para regularizar quase 600 mil títulos e evitar ausências em eleição suplementar

 
“Diante da proximidade do preenchimento do requisito objetivo para a progressão regimental, dê-se vista dos autos ao Ministério Público para manifestação, com posterior conclusão”, afirmou o magistrado.
 
O Olhar  Jurídico ouviu a defesa de Stábile, que espera a progressão ao regime aberto até o fim de fevereiro. Atualmente no semiaberto (sob monitoramento de tornozeleira), o desembargador aposentado está trabalhando em um escritório de advocacia. A remição de 41 dias foi autorizada levando em conta 125 dias de labor.
 
A mesma decisão que determinou remição autorizou que o recuperando se ausente da comarca, indo ao município de Tangará da Serra para acompanhar sua esposa em uma cirurgia e resolver questões de trabalho. Stábile está liberado entre 23 e 29 de janeiro.
 
Stábile estava preso desde setembro de 2018 em consequência de uma pena de 6 anos. Ele ganhou liberdade no dia 20 de maio de 2019. A progressão do regime fechado ao semiaberto foi determinada levando em consideração o cálculo automático do Sistema Eletrônico de Execução Unificada (Seeu).

Requisitos subjetivos também foram considerados. Não houve notícia de falta grave ou média no período em que o desembargador esteve na prisão. Ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), ele foi condenado por aceitar e cobrar propina em troca de decisão judicial.      

O crime de corrupção passiva foi descoberto no curso das investigações da operação Asafe, na qual a Polícia Federal apurou um esquema de venda de sentenças.
 
Na época da condenação, em 2015, a relatora da ação penal, ministra Nancy Andrighi, apontou que o desembargador aceitou e cobrou propina para manter a prefeita de Alto Paraguai no cargo.
 
Ela perdeu as eleições, mas o vencedor teve o mandato cassado por suposto abuso de poder econômico.  
Imprimir