Imprimir

Notícias / Eleitoral

Gilberto Bussiki é empossado novo juiz-membro do Pleno do TRE-MT em sessão virtual

Da Redação - Vinicius Mendes

O juiz Gilberto Lopes Bussiki foi empossado em sessão solene virtual na manhã desta quinta-feira (16) como juiz-membro titular para compor o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Bussiki assume a vaga anteriormente ocupada pelo magistrado Luis Aparecido Bortolussi Júnior, que teve seu biênio encerrado.

Leia mais:
TRE marca julgamento de ação contra Taques e ex-governador deve fazer a própria defesa

No início da sessão o presidente do TRE-MT, desembargador Gilberto Giraldelli, explicou que a sessão solene teve que ocorrer de maneira virtual em virtude das medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

A solenidade contou com a presença dos membros do Pleno do TRE, bem como do procurador regional eleitoral de Mato Grosso, Pedro Melo Pouchain Ribeiro. O presidente do Tribunal de Justiça de Mat Grosso (TJMT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, também acompanhou a sessão. O discurso de saudação foi feito pelo juiz-membro Jackson Francisco Coleta Coutinho.

"A cada ano, a cada mês, a cada dia a história desse Tribunal está sendo reescrita e você Dr. Gilberto? Sempre contribuindo com esta biografia. Traz consigo, na bagagem, a experiência de quem já presidiu as Eleições Municipais de 2004, quando Juiz Eleitoral da 12ª Zona Eleitoral – biênio 2004-2006 e quando retornou a função de 2008-2010, o que o consagra para o exercício. Mas te digo meu amigo, ainda bem que tens este currículo, esta competência e esta garra, pois precisaremos dela", disse o juiz ao colega. 

O Pleno do TJMT escolheu Gilberto Bussiki para atuar como juiz-membro titular, na categoria juiz de direito, ainda no mês de março deste ano. Bussiki ocupará o cargo pelo biênio 2020-2022. Em seu discurso o novo juiz-membro disse que, neste ano de eleições, um dos maiores desafios será a propagação das fake news.

"Sabemos que a próxima eleição se aproxima, e que um dos maiores problemas a serem enfrentados será a influência das nocivas fake news. O que antes era feitos através da distribuição de panfletos impressos, que atacavam a reportação dos candidatos, hoje com o advento da internet se disseminam as fake news, notícias falsas que se propagam no meio virtual em uma velocidade sem precedentes, devendo ser deveramente combatidas para que não interfiram de maneira ilícita no resultado final do pleito eleitoral".

O magistrado defendeu que é preciso garantir que as eleições transcorram em um ambiente de respeito à ordem legal para assegurar uma competiçao igualitária entre os candidatos.

"A ninguém é dado o direito de desrespeitar a Lei, muito menos aos representantes e futuros representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, portanto não podemos permitir que parlamentares candidatos e outros que pretendem representar estes poderes descumpram normas legais por eles mesmos aprovadas, devendo o Poder Judiciário punir severamente o descumprimento das normas eleitorais para que a eleição seja precedida de paridade entre os candidatos".

Leia o discurso de saudação feito pelo juiz-membro Jackson Francisco Coleta Coutinho na íntegra:

Gostaria de saudar respeitosamente o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Des. Gilberto Giraldelli, o Vice-Presidente, Corregedor e Ouvidor Eleitoral, Des. Sebastião Barbosa Farias, os Juízes-Membros Titulares da Corte, Drs Sebastião Monteiro da Costa Júnior., Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza, Bruno D´Oliveira Marques. 

Juízes Membros Substitutos. Des. Rui Ramos Ribeiro, Desa. Marilsen Andrade Addário, Drs. Yale Sabo Mendes,  Dr Ednei Ferreira dos Santos, Dr. Ciro José de Andrade Arapiraca, Dr. Armando Cândia  e Dr. Persio Oliveira Landim.

O Ministério Público Eleitoral na pessoa do Dr. Pedro Melo Pouchain Ribeiro.

Senhores Servidores, Senhores advogados,  autoridades e demais convidados que nos acompanham virtualmente neste momento. 

Homenageou-me o Senhor Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso  - Des. Gilberto Giraldelli - com a honrosa missão de saudar, em nome deste Colegiado, o novo e recém-empossado Juiz Membro Efetivo, o Dr. Gilberto Lopes Bussiki. 

Honrosa porque, mais do que o reconhecimento à viva inteligência e à inegável competência do ilustre Membro, a presente cerimônia festeja pessoa de minha alta estima,  pois filho da Sra Albany e do cuiabano advogado, radialista, jornalista, poeta e músico – Gentil Bussiki, amigo pessoal de minha Família Coutinho.

Dono de um currículo invejável.  É Graduado pela Universidade de Ribeirão Preto, Especialista em Direito Público pela Unic Cuiabá  e Doutor  pela Universidade Católica de Santa Fé da Argentina.

Participou também, de diversos congressos,  extensões universitárias e de  cursos preparatórios para concurso públicos o que proporcionou a ser aprovado, em terceiro lugar no Concurso Público nível Superior para o cargo efetivo de Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso; em segundo lugar no Concurso Público para o cargo de Defensor Público do Estado de Mato Grosso; em quinto lugar no Concurso Público para ingresso na Magistratura do Estado de Mato Grosso, cargo que ocupa até o presente momento como Juiz de Direito Titular de Entrância Especial da Comarca de Cuiabá. 

Notadamente, pelo currículo e competência, por diversas vezes é chamado para atuar como Juiz Convocado para substituição em 2º Grau. Tamanha competência, surfa com maestria entre as Camaras de Direito Público e Coletivo, como também na Camara de Direito Privado. O que demonstra que não teme desafios.

A cada ano, a cada mês, a cada dia a história desse Tribunal está sendo reescrita e você Dr. Gilberto ? sempre contribuindo com esta biografia. Traz consigo, na bagagem, a experiência de quem já presidiu as Eleições Municipais de 2004, quando Juiz Eleitoral da 12ª Zona Eleitoral – biênio 2004 – 2006 e quando retornou a função de 2008-2010, o que o consagra para o exercício.

Mas te digo meu amigo, ainda bem que tens este currículo, esta competência e esta garra, pois precisaremos dela.

Estamos passando por uma  dificuldade,  um momento nunca antes vivido por muitos que nos prestigiam neste momento. Crise na Saúde – vivemos uma pandemia que já ceifou mais de meio milhão de pessoas no mundo , Crise na Política – eleições polarizadas, afrontas contra STF,   fake News, adiamento eleições, Crise Econômica, talvez tenhamos uma das maiores recessões da historia desde o crash de 1929.  Crises crises e crises. Mas saiba, esqueça tudo isso, hoje é dia de festa, de comemoração, e onde  há crise, há esperança, há fé, há empatia, há união,  há resiliência, há criatividade, há oportunidades e principalmente há amor se apegue a isso e continue...sempre caminhando no sentido do Justo.

Sua tarefa é e será árdua, e estou ciente de que Vossa Excelência concordará comigo. Vivemos tempos de transformações e de turbulências. Tivemos de nos adaptar diante da necessidade criada pela situação de pandemia. Precisamos nos adaptar e já nos adaptamos, a exemplo desta cerimônia de posse – virtual.  

Mas como dizia O POETA Adorinam Barbosa: DEUS DÁ O FRIO CONFORME O COBERTOR.

Então Dr BussiKi te dou as boas vindas, ressaltando que este Tribunal o recebe de coração aberto.

Obrigado.
Imprimir