Imprimir

Notícias / Administrativo

Carlos Alberto e Nilza Maria Pôssas são eleitos ao TRE; Pleno escolherá presidente

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) escolheu os novos integrantes do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Carlos Alberto Alves da Rocha e Nilza Maria Pôssas de Carvalho foram os mais votados (25 votos cada).

Leia também 
STJ nega liminar de grileiros e mantém reintegração de posse da Agropecuária Vitória do Araguaia

 
Conforme a assessoria de imprensa do TJMT, os nomes dos dois mais votados são encaminhados ao TRE, que fará eleição para escolha da sua diretoria. A assessoria de imprensa do TRE disse ao Olhar Jurídico que a data para escolha do presidente ainda não está definida. 
 
O colegiado do TJ se reuniu às 13h30, em sessão por videoconferência. A votação secreta ocorreu por sistema eletrônico de votação não presencial. As vagas de presidente e vice-presidente precisarão ser preenchidas em razão do fim do biênio dos desembargadores Gilberto Giraldelli e Sebastião Barbosa Farias, em 26 de abril de 2021.
 
A Corte do TRE é composta por sete juízes-membros efetivos, sendo dois desembargadores (escolhidos dentre os membros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso), dois juízes de Direito (também escolhidos pelo TJ), um juiz federal (escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região); e dois advogados (indicados pelo TJMT e nomeados pelo presidente da República, escolhidos pelo notável saber jurídico e idoneidade moral).
 
O regimento interno do TRE prevê que o Tribunal elegerá para a sua presidência um dos desembargadores escolhidos pelo Tribunal de Justiça, para mandato de dois anos.
 
A escolha ocorre em sessão pública, por votação aberta, "nominal e motivada". 

Os membros substitutos ainda não foram definidos.
Imprimir