Imprimir

Notícias / Geral

Ophir: Sala do Advogado do CNMP é reconhecimento do papel da advocacia

OAB

 O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, disse hoje (20), ao inaugurar a Sala do Advogado do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que o espaço representa o reconhecimento, pelo MP, do “papel da advocacia para a construção de uma liberdade maior para a sociedade brasileira”. A Sala do Advogado foi inaugurada por Ophir e pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que preside o Conselho, em solenidade que contou com a presença dos integrantes do colegiado, entre eles os conselheiros Almino Afonso e Adilson Gurgel, que representam a OAB.

“Mais do que cumprir a legislação que determina que haja uma sala para os advogados nas repartições públicas do sistema de Justiça, com este espaço, o CNMP demonstra o respeito à advocacia e a preocupação com a unidade tão importante que deve haver entre o MP e os advogados”, afirmou o presidente da OAB na inauguração. Também para Roberto Gurgel, a instalação da Sala do Advogado no CNMP é importante por representar o cumprimento do dever do Conselho de dar condições dignas de trabalho aos advogados que atuam junto ao colegiado. “Os advogados são constitucional e concretamente essenciais à prestação jurisdicional do Estado, por isso, todos nós que integramos o sistema de Justiça temos que ter pela advocacia sempre o mais absoluto e o mais completo respeito”, ressaltou o PGR.

A Sala do Advogado do CNMP está localizada na cobertura do edifício-sede do Conselho, e poderá ser utilizado pelos profissionais que militam no colegiado. O espaço tem toda a estrutura de apoio para os advogados como computadores, impressora, telefones, estações de trabalho e mesa para reunião. “Esse espaço é singelo, mas ajuda o advogado na sua tarefa diária de defender o cidadão. Assim como em outros órgãos e repartições no país inteiro, a reivindicação da OAB pela instalação dessa sala demonstra a preocupação da entidade com o advogado atuante no dia-a-dia”, explicou Ophir. “Esta sala representa um grande avanço e servirá de exemplo para que as todas as unidades do Ministério Público no país possam também assegurar aos advogados a estrutura necessária para seu trabalho”, complementou o conselheiro Almino Afonso.
Imprimir