Imprimir

Notícias / Civil

Mato Grosso reitera pedido para retirar da Justiça Federal ação que cobra indenização pela não conclusão do VLT

Da Redação - Arthur Santos da Silva

Estado de Mato Grosso voltou a se manifestar na Justiça Federal requerendo que seja reconhecida incompetência para julgar processo contra o Consórcio VLT que busca pelo ressarcimento dos danos ao erário provocados pela não conclusão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos, em Cuiabá e Várzea Grande. Documento é do dia 16 de maio.

Leia também 
MPF deixa ação do Governo de MT contra Consórcio VLT por não haver recursos federais no processo

 
Segundo manifestação, em parecer assinado no dia 25 de abril, o procurador da República, Carlos Augusto Guarilha de Aquino Filho, destacou que o Ministério Público Federal atua apenas na defesa do patrimônio público que envolva órgãos da União, o que não é o caso da ação do Estado contra o Consórcio VLT, uma vez que o governo quitou o empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 572 milhões, em dezembro de 2021.
 
Assim, a nova manifestação da Procuradoria de Mato Grosso reitera “para que seja reconhecida a incompetência absoluta da Justiça Federal no caso, com a consequente remessa do feito à Justiça Estadual de Mato Grosso, para julgamento da causa”. Documento é assinado por Wilmer Cysne Prado e Vasconcelos Neto, subprocurador-geral de defesa do patrimônio, e Pedro Salim Carone, procurador do Estado.
 
A ação
 
O Estado ingressou na Justiça para que a concessionária indenize a população em mais de R$ 1,2 bilhão por não ter finalizado a obra – cujo contrato foi rescindido após a descoberta de prática de corrupção e pagamento de propina, confessada inclusive em delação premiada. Também foi pedido judicialmente que o consórcio proceda com a retirada e venda dos vagões.
 
Empréstimo para finalização da obra havia sido feito em 2012 para custear as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e a quitação dos valores junto à Caixa Econômica ocorreu no final do ano passado.
 
Com o pagamento, o Estado não possui mais nenhuma dependência ou necessidade de autorização do banco para construir o Bus Rapid Transit (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande.
Imprimir