Imprimir

Notícias / Criminal

Magistrado marca novo interrogatório de Riva em ação da Operação Metástase

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, designou para o dia seis de dezembro audiência visando reinterrogatório do ex-deputado estadual e atual delator premiado, José Riva. Decisão consta no Diário de Justiça desta sexta-feira (4). Processo é proveniente da Operação Metástase.

Leia também 
Advogados presos na operação Metástase conseguem transferência e podem ficar em prisão domiciliar

 
Além de Riva, são alvos no processo Maria Helena Ribeiro Ayres Caramello, Geraldo Lauro, Hilton Carlos da Costa Campos e Marisol Castro Sodre. Os nomes são réus da ação penal derivada da operação, que apura suposto esquema que teria desviado R$ 1,7 milhão da Assembleia Legislativa, entre os anos de 2010 e 2014.
 
Conforme o Ministério Público, o alegado desvio teria ocorrido por meio de despesas fictícias para justificar os gastos com as verbas de suprimentos, que eram recebidas no gabinete do então deputado José Riva, considerado o líder do esquema.
 
Riva se utilizava de parte do dinheiro para a manutenção de “mensalinho” para políticos e lideranças do interior do Estado. Além disso, as investigações concluíram que os recursos bancariam uma série de “mimos”, que seriam distribuídos a "inúmeras pessoas físicas e jurídicas, tanto da Capital, como do interior de Mato Grosso".
 
Entre os itens citados pelo Gaeco, estão a distribuição de uísques, o pagamento de festas de formaturas, jantares, serviços de massagistas, entre outros.
Imprimir