Imprimir

Notícias / Eleitoral

Juiz cita "baderna eleitoral" ao condenar pré-candidato do PSDB de Sinop por campanha antecipada

Da Redação

O juiz da 22ª Zona Eleitoral, Walter Tomaz da Costa, condenou o vereador e pré-candidato a prefeito de Sinop, Adenilson Rocha (PSDB), por propaganda eleitoral antecipada, e determinou que ele retire do ar imediatamente 21 postagens das suas redes sociais sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) nesta terça-feira (16).

Leia mais: 
Laranjas de liderança do CV em esquema que lavou milhões, advogado e servidor de Cuiabá são mantidos presos


O magistrado entendeu que o material divulgado pelo pré-candidato tem uma considerável quantidade de "palavras mágicas", que formam frases de efeito características de campanha eleitoral e que pedem voto de forma implícita. Entre as principais frases utilizadas no conteúdo de forma ilegal estão: “Com o apoio de pessoas que fazem a diferença (...)”; “Porque Adenilson para Prefeito”; e ”Junte-se a nós nesta jornada".

"É o preço a se pagar por ser irresponsável e sem freios. Parece que estão brincando de transformar eleições sérias da democracia sinopense e nacional em baderna eleitoral. Tristeza para um juiz fazer essas afirmações. Mas doa quem a doer, seja lá quem for, o que a Lei autorizar será feito e não há o que falar, mas o que ela desautorizar não será tolerado e dará, sim, o que falar", argumenta o juiz sobre a condenação. 

Também consta no processo que o pré-candidato do PSDB disparou, via aplicativo WhatsApp, conteúdo de propaganda eleitoral antecipada contendo pedido implícito de voto. Entre os trechos evidenciados no processo que foram considerados propaganda extemporânea estão: “(...) Esse tempo que vai e vem pode ser diferente. Se tivermos a coragem de sermos diferentes. (...) Agora é coragem para mudar, unir para transformar”.

"Cabe remeter ao relatório, onde considerável quantidade dessas palavras, que formaram frases de efeito características de campanha eleitoral. Na verdade, só as relacionadas somaram 16 frases, fora as outras que podem ser inferidas ou consideradas da mesma deletéria estirpe. Uma desfaçatez ou asnice de gente sem noção e nem seriedade', diz trecho da decisão.

(Com assessoria)
Imprimir