Imprimir

Notícias / Administrativo

Nova desembargadora do TJ, Anglizey se emociona ao destacar a importância de uma disputa travada somente entre mulheres

Da Redação - Pedro Coutinho

Primeira magistrada a ascender à segunda instância do Tribunal de Justiça (TJMT) em uma disputa travada apenas entre juízas, Anglizey Solivan de Oliveira destacou a emoção e a importância deste momento para sua carreira.

Leia mais: Tribunal de Justiça forma lista tríplice para vaga de juiz-membro do TRE; veja nomes

Anglizey preencheu, nesta segunda-feira (19), a vaga que foi aberta devido ao falecimento do desembargador Luiz Carlos da Costa, em 10 de maio deste ano. Ela tomará posse, nesta terça (20), às 16h.

Após 26 anos de magistratura, sendo que sua última atribuição foi na titularidade da 1ª Vara Cível Especializada e Regional em Falência e Recuperação Judicial de Cuiabá, Oliveira foi promovida ao desembargo, instância máxima da justiça estadual.

A ascensão, para além de marcar a jornada pessoal de Anglizey, também marcou um pleito inédito, cuja disputa foi travada apenas por mulheres. Foi a primeira vez na história do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que houve uma escolha para o desembargo apenas com juízas, o que, para ela, foi emocionante.

“Realmente é muito emocionante, é um momento muito importante na minha carreira. Após 26 anos de magistratura e hoje tivemos uma eleição e eu concorri numa lista só de mulheres, atendendo a uma determinação do CNJ. Então é um momento particularmente importante para mim, mas também é importante para todas as mulheres”, destacou.

Anglizey Solivan de Oliveira recebeu 33 votos, Célia Regina Vidotti recebeu 28 votos e Ana Cristina Silva Mendes recebeu 20 votos, senda as três mais votadas. 
 
Nova desembargadora foi eleita pelo critério de merecimento. Notas foram lançadas como base o mapa estatístico de produtividade das magistradas inscritas, referente aos últimos dois anos. O mapa é elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça, que disponibiliza todos os dados para consulta aos membros da Corte estadual.

Anglizey Solivan de Oliveira nasceu em 6 de dezembro de 1965, em Tapira (PR), filha de Gercino Soares de Oliveira e Maria Salete de Oliveira. Ingressou na magistratura em 1998. Atuou nas comarcas de Colíder, Juscimeira, Jaciara, Cáceres, Itiquira, Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá.
 
Ao longo desses 26 anos de carreira, acumulou experiência em Varas de Fazenda Pública, Infância e Juventude, Família e Sucessões, destacando-se na vara especializada em Falências e Recuperação Judicial.

Lista de juízas que se candidataram ao cargo:

Juanita Cruz da Silva Clait Duarte;
Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro;
Ester Belém Nunes;
Lúcia Peruffo;
Anglizey Solivan de Oliveira;
Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli;
Gleide Bispo Santos;
Monica Catarina Perri Siqueira;
Amini Haddad Campos;
Ana Cristina Silva Mendes;
Celia Regina Vidotti;
Suzana Guimarães Ribeiro;
Rita Soraya Tolentino de Barros;
Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva;
Christiane da Costa Marques Neves;
Tatiane Colombo.
Imprimir