Imprimir

Notícias / Civil

Ministério Público abre inquéritos para apurar problemas em Marãiwatsédé

De Brasília - Catarine Piccioni

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso instaurou inquéritos civis públicos para acompanhar e apurar dificuldades enfrentadas pela população na terra indígena xavante Marãiwatsédé, no nordeste do estado.

Em portaria referente a um dos inquéritos, o órgão informou que pretende “apurar dificuldades de abastecimento de água na terra indígena”, a partir de procedimento administrativo que vinha sendo conduzido desde o ano passado.

Conforme outra portaria, inquérito foi instaurado para “acompanhar a ocorrência de desnutrição de crianças indígenas de Marãiwatsédé, em Alto Boa Vista”. O caso já estava sendo abordado pelo MPF em procedimento administrativo desde 2007.

MPF-MT apura supostas irregularidades em convênios entre prefeitura e ministério

Os dois inquéritos foram instaurados no último dia 16 pelo procurador da República Lucas Aguilar Sette, que considerou haver necessidade de mais informações e maior prazo, além da complexidade dos casos.

No final de janeiro, terminou oficialmente a retirada de não índios da área considerada pela Justiça Federal como sendo a terra indígena Marãiwatsédé.

A operação de remoção das famílias de posseiros que ocupavam a área desde 1992 começou em dezembro e foi marcada por conflito com policiais e diversos episódios de tensão.

Imprimir