Olhar Direto

Domingo, 29 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

Mutirão

Superendividamento aumenta número de atendimentos no Procon

Procon de Cuiabá atendeu 346 pessoas superendividadas só nos dois primeiros dias – segunda (23) e terça-feira (24) – do mutirão organizado para auxiliar nas negociações de dívidas entre empresas e clientes.

Foto: Victor Cabral

Atendimento está sendo realizado por 28 funcionários do Procon

Atendimento está sendo realizado por 28 funcionários do Procon

O Procon de Cuiabá atendeu 346 pessoas superendividadas só nos dois primeiros dias – segunda (23) e terça-feira (24) – do mutirão organizado para auxiliar nas negociações de dívidas entre empresas e clientes. Nesta quarta-feira (25), a demanda também foi grande e, em apenas três horas, quase 200 pessoas já tinham sido atendidas.


O aumento na procura pelos serviços do órgão já era previsto e o número de atendentes foi triplicado, passou de oito para 28. “Estávamos prevendo o aumento da demanda e buscamos recursos para atender a população”, disse o gerente de atendimento do Procon/MT, Eduardo Latorraca.

Procon registra 590 reclamações contra operadoras em Mato Grosso

Procon constata que juros bancários continuam muito altos

Procon-MT orienta sobre prazo de entrega de produtos e demora na montagem

Famílias cuiabanas são as mais endividadas do Centro-Oeste e 31% da renda chega a ficar comprometida

A Lei que obriga o atendimento, por exemplo, nos bancos em até 30 minutos não está sendo seguida no órgão de defesa do consumidor, mas há uma justificativa para isso. “Cada caso é analisado individualmente e há procedimentos mais complexos”, explica o gerente de fiscalização do Procon-MT, Ivo Vinicius Firmo.

O consumidor Nelson Silva Campos, que está superendividado e procurou atendimento no Procon nesta quarta-feira (25), conta que esperou 40 minutos para ser atendido mas achou até rápido. “O tempo de espera foi normal devido ao fluxo. Mesmo com a quantidade de pessoas, não esperei muito”, observou.

A procura por atendimento deve aumentar até sexta-feira, quando é encerrado o mutirão. A expectativa é que mil consumidores passem pelo órgão. “Se apertar, todos os funcionários vão para o atendimento. Nenhum consumidor vai ficar sem atendimento”, garante o gerente de fiscalização.

Outras demandas

Quem precisar ser atendido pelo Procon esta semana e não for para resolver superendividamento, deve procurar o Ganha Tempo. Na sede, localizada na Avenida do CPA, os serviços são apenas para pessoas com dívidas vencidas e não pagas, por exemplo.

No Ganha Tempo os consumidores continuam sendo atendidos normalmente. Ou seja, se precisarem, por exemplo, reclamar de serviços de operadoras de celular e produtos com defeito.

O gerente de atendimento do Procon-MT, Eduardo Latorraca, garante que a unidade localizada no Ganha Tempo não será sobrecarregada.

“Se for percebido que está precisando de funcionários no Ganha Tempo, eles serão enviados”, disse Eduardo.

O Procon alerta aos consumidores superendividados que para serem atendidos devem levar RG, CPF, comprovante de residência e comprovante da dívida.



Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet