Olhar Direto

Sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

Formação sobre obras de arte propiciará aulas atrativas para alunos da rede

A leitura de obras de arte de sob várias óticas e interpretações foi a atividade que encerrou a Formação de História da Arte e Análises de Obras de Artes na noite desta terça-feira no auditório Ipê, na Secretaria Municipal de Educação (Semed). A aula diferente foi ministrada pela artista plástica Marlene Trouva para colocar em prática o conteúdo ministrado em 20 horas de julho a novembro para 21 professores da Rede Municipal de Ensino.


Segundo a coordenadora da formação, Célia Maria Martins de Azevedo, a proposta é que com os conhecimentos adquiridos na formação os professores possam proporcionar aulas diferentes para as crianças e jovens da 2ª e 3ª fases do 1º ciclo e 3º ciclo do Ensino Fundamental. “O objetivo é proporcionar conhecimento técnico para os professores, despertando a importância do estudo das artes, apresentando vários padrões estéticos e artísticos de modo a despertar a habilidade de observar, comparar e relacionar tipos de obras de arte”.

Com a parte teórica e prática da formação concluída a proposta é que os professores despertem o interesse dos alunos para as obras de artes, e assim, despertem neles novos olhares.

Para Marlene, a resposta dos professores que participaram da formação foi altamente positiva. “Muitas vezes falta para a pessoa a oportunidade ou conhecimento para apreciar uma obra de arte, entendo que quem esteve conosco teve um despertar e gostou do que aprendeu, o que é muito bom, porque a pessoa motivada contagia outras e no nosso caso serão os alunos. Atualmente, estamos tendo em Rondonópolis boas iniciativas na área de cultura com constantes exposições tanto no Centro Cultural quanto no Sesc, o que propicia uma oportunidade dos professores levarem seus alunos para conhecer as obras e os artistas”, avaliou a artista plástica.

Marlene salientou ainda que a formação plantou a sementinha que pode gerar novos olhares para as obras e para o mundo. “Trouxemos obras variadas de artistas da cidade para fazermos análise com os professores e com o que eles conheceram aqui, terão subsídios para procurarem mais sobre o assunto, e irem repassando para os alunos e trabalhando novos olhares das obras e do mundo nas aulas”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet