Olhar Direto

Sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

Ações de Governo fortalecem patrulhamento na fronteira

Porto Esperidião, MT - Para reforçar a atuação do Gefron nos 983 quilômetros de fronteira o Governo do Estado entregou nesta quarta-feira (05.08) um barco para facilitar o patrulhamento fluvial nos 233 quilômetros de região alagada. “É um avanço importante para o policiamento nessa região de fronteira uma vez que essa rota de tráfico pelas águas já vinha sendo uma prática constante. Agora teremos condições de melhorar o patrulhamento nos rios e acabar com essa via alternativa de contrabando’, disse o comandante do Gefron, tenente coronel Antônio Mário da Silva Ibanez Filho, que tomou posse oficial no cargo que já atua desde o dia 1º de junho.


A comitiva composta pelos secretários de Estado da Casa Civil e Comunicação, Eumar Novacki, da Casa Militar, Alexander Maia, de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho e o deputado estadual Airton Português visitou ainda as instalações do Centro Socioeducativo de Cáceres, onde 14 adolescentes estão internados, além das bases fixas do Gefron do Limão e de Corixa.

“Sabemos que o tráfico de drogas é muito intenso nessa região e por isso estamos investindo em equipamentos e pessoal para reforçar a ação da segurança pública nas bases do Gefron. O governador Blairo Maggi teve a preocupação de garantir esse patrulhamento por terra, agora estamos entregando um barco e queremos melhorar a fiscalização aérea com mais um helicóptero para atender essa demanda. Acreditamos que agindo ostensivamente aqui, minimizaremos as ações lá na ponta, nos grandes centros, para onde são destinadas as drogas oriundas do contrabando dessa região”, explicou Novacki.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, destacou ainda que o Governo deve investir R$ 6,5 milhões nessa região em recursos adquiridos junto ao Governo Federal através do projeto Policiamento Especializado na Fronteira (Pefron) com ações previstas para acontecerem até o fim deste ano. “O governador já autorizou a compra de uma aeronave, que está na finalização da licitação, um ônibus além desse barco que entregamos hoje. Os equipamentos estão em fase final de aquisição permitindo assim que possamos garantir atuação da polícia também por ar e água”, concluiu ao lembrar que o barco tem lugar para cinco pessoas, motor de 90HP, quatro tempos, garantindo força e estabilidade nas ações de policiamento por água.

PEFRON – Com base nas principais falhas e êxitos das ações executadas pelo Gefron em Mato Grosso, é que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) criou o projeto Pronasci Fronteiras – com o Policiamento Especializado na Fronteira (Pefron), investimento no qual Mato Grosso está inserido, além de outros dez estados cujas áreas fazem fronteira com países da América do Sul. O recurso de Mato Grosso já foi assegurado dentro do projeto para início das ações ainda neste semestre, com suporte e equipamentos para ampliar ainda mais o policiamento na região de fronteira.
O projeto Pronasci Fronteiras foi aperfeiçoado baseado nas atividades já desenvolvidas pelo Gefron em Mato Grosso, em alguns itens que levarão ao incremento no potencial de impacto das ações executadas pelo policiamento de fronteira. Entre elas estão a articulação com as ações das polícias do Governo Federal (PF e PRF), capacitação concentrada e padronizada por meio da Força Nacional, bases móveis de trabalho com suporte de equipe de perícia com possibilidade de exames diretamente no locais de intervenção, suporte da Polícia Judiciária Civil nas ações de ofício, suporte aéreo e fluvial para as ações itinerantes do Pefron, uso de tecnologia não-letais, novas alternativas tecnológicas para integração das comunicações, entre outras ações.

O objetivo do projeto é ampliar e criar, onde ainda não tem, grupos policiais para atuar de forma preventiva e repressiva nas regiões de fronteira e divisas, dentro de suas atribuições, no controle aos crimes típicos da região, por meio de ações preventivas e itinerantes. Tais atividades serão integradas aos órgãos federais, propiciando a resolução de casos em curto espaço de tempo e com resultados satisfatórios.

O Grupo compõe unidades policiais estaduais integradas que desenvolvem policiamento preventivo e repressivo nas faixas de fronteira contra o tráfico de drogas e armas, contrabando, furto, roubo, especialmente de veículos, e outros delitos, e paralelamente, prestam assistência às comunidades fronteiriças. As unidades serão compostas por, no mínimo, 46 integrantes, que serão selecionados e capacitados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para trabalhar respeitando o revezamento em três turnos de serviço durante o mês.

A zona de fronteira no Brasil reúne 571 municípios, que possuem alguma parte do seu território na faixa de fronteira com outros países da América Latina, sendo 122 cidades localizadas diretamente no limite da fronteira com outros países. Essas fronteiras do Brasil com países sul-americanos constituem vias de entrada e saída de bens que afetam profundamente a situação da segurança pública nacional.

Estatísticas apontam que além do tráfico de drogas, por ano no Brasil são roubados ou furtados cerca de 400 mil veículos e 150 mil cargas, que na grande maioria são levados para fora do país passando pelas fronteiras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet