Olhar Direto

Domingo, 29 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

SINOP

Suplentes aguardam para saber quando tomam posse

23 Set 2009 - 18:05

De Sinop - Alexandre Alves - especial para o Olhar Direto

Após a promulgação, seis suplentes de vereadores em Sinop aguardam o momento   para “vestir o terno” e serem empossados na Câmara, caso ela  não seja barrada na justiça.


Em não entrando em vigor na atual legislatura, os seis continuarão suplentes e para exercer mandato terão que ser beneficiados com a vacância dos titulares e, para a próxima legislatura, terão que passar pelo “crivo” das urnas novamente.

Contudo, se houver entendimento do TSE e STF de que a PEC entrará em vigor logo, o juiz eleitoral da Comarca fará a retotalização dos votos.

A nova conta apontará vereadores eleitos, de fato: Hedvaldo Costa (PSDB), Ademir Bortoli (DEM), Gilson de Oliveira (PP), Nevaldir Graf, o “Ticha” (PMDB), Mauro Garcia (PMDB), Leozenir Severo (PR), Francisco Specian (PSDB), Edilson Rocha Ribeiro, o “Ticola” (PMDB), Fernando Assunção (PSDB), Remídio Kuntz (PP), Jonas de Lima, o “Jonas do Sindicato” (PMDB), Sérgio Seguer, o “Sérgio Palmasola” (PDT) e Roberto Trevisan, o “Betão” (DEM).

Sobrarão então quatro cadeiras a serem preenchidas pelas sobras. Quando sobram vagas, mesmo depois de preenchidos os quocientes partidários, é feito uma nova conta, chamada de cálculo de distribuição das sobras com base no artigo 109 do Código Eleitoral. Para esta distribuição utiliza-se a votação válida de cada partido que já conquistou vagas, dividida pelo número de vagas obtidas no quociente partidário, mais um.

Aplicando a fórmula chega-se a conclusão que serão vereadores pelas quatro sobras: Carlos Leite, o “Carlão Coca Cola” (PSDB), Júlio Dias (PDT), Sérgio de Vargas, o “Sérgio da Eclipse” (PT) e, Zuleica Mendes (PMDB).

Como Jonas do Sindicato e Zuleica Mendes já estão exercendo o cargo, nos lugares dos licenciados Ticha e Ticola, seriam empossados os dois suplentes da coligação, que são Geraldo Antônio dos Santos, o “Pitoco da TV” e Valdemar Slobobodziam, o “Valdemar Junior”, ambos do PMDB.

PEC não beneficia sétimo mais votado:

Mesmo com a emenda constitucional aumentando de 11 para 17 vagas na Câmara, o sétimo candidato a vereador mais votado em Sinop na eleição de 2008, com 1429 votos, Zeila Benevides (PR), que hoje é a primeira suplente do PR, não seria contemplada com uma cadeira na Casa. Isso porque a coligação “Frente, Mudança e Renovação”, formada por PR e PCdoB, pela qual concorreu, ficará com a menor fração no cálculo de distribuição das sobras.

Situação x oposição

Com 17 vereadores, a base aliada do prefeito Juarez Costa (PMDB) ficará com 11 cadeiras contra seis da oposição. Dessa forma, a situação terá dificuldades em aprovar matérias que necessitem de maioria absoluta, ou seja, os dois terços, que serão 11,33 votos. Como não se aplica fração nesse caso, a situação precisará de 12 votos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet