Olhar Direto

Domingo, 29 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

Silval incentiva agricultura familiar em Mato Grosso

Facilitar o acesso dos pequenos produtores às linhas de crédito e com isso fomentar a agricultura familiar no Estado de Mato Grosso beneficiando mais de 150 mil famílias. Esse foi o principal objetivo do Seminário da Agricultura Familiar, realizado no município de Sinop, na manhã deste sabádo (07).

O encontro, que contou com a presença de representantes dos governos federal, estadual, do Poder Executivo de Sinop e dos municípios adjacentes, também serviu para esclarecer as dúvidas dos pequenos produtores, por meio do debate com as autoridades presentes.

Na ocasião, o vice-governador Silval Barbosa salientou a importância da agricultura familiar como fonte de subsistência de milhares de famílias no Estado. “A agricultura familiar tem sido a base de sustentação de muitos estados e em Mato Grosso não é diferente. Em virtude disso, não estamos medindo esforços para criar instrumentos e mecanismos voltados para o fomento das cadeias produtivas”, enfatizou.

Para ele, o trabalho de assistência técnica que vem sendo desenvolvido por meio do MT Regional, presente em todos os muncipios através dos consórcios intermunicipais, é fundamental para para que as informações cheguem aos pequenos produtores e auxilem na elaboração dos projetos que dão acesso as linhas de crédito.

“Basta que os produtores busquem esse serviço nos órgãos competentes. Através do MT Regional, estamos dando sunbsídios para os pequenos produtores consigam acessar as linhas de crédito. Temos 50 milhões de reais, fruto da parceiria do Governo estadual Federal, para investir em assistência técnica”, observou.

Para o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), que foi o responsável pela articulação do seminário, é necessário uma força tarefa no sentido de desenvolver os projetos com mais agilidade, a fim de que Mato Grosso não perca os recursos que já estão disponíveis para o setor.

“Existe uma imensidão de recursos do Governo Federal que não está chegando ao produtor rural. É preciso desobristruir o canal para que o podutor possa produzir, ter renda e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de sua família”, pontou Bezerra, frisando a necessidade de dar continuidade às discussões.

Representando o Governo Federal no encontro, o secretário Nacional de Agricultura Familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Adoniran Sanches Peraci, fez uma explanação técnica sobre os fatores que travam a lideração de créditos aos produtores.

“Estamos vivendo o melhor momento da história da agricultura brasileira. Diferentemente de outras épocas, hoje nós temos uma plataforma política para que todos os que priduzem tenham acesso aos investimentos. Mas para isso, é preciso criar mecanismos que oportunizem suporte técnico aos pequenos produtores”, observou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet