Olhar Direto

Domingo, 29 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

Senador pede por fim da desigualdade racial

Em Sessão Especial no Senado, o senador Osvaldo Sobrinho defendeu o fim da desigualdade racial no País, pela comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, 20 de novembro. Para o senador, o racismo é fator de desequilíbrio pois desiguala os homens, na liberdade, nos direitos, nas pretensões e nas oportunidades.


O parlamentar petebista comentou que é impossível falar da História do Brasil sem lembrar da trajetória do negro, pois acredita ser uma história de luta, de exemplos e de pessoas que edificaram as raízes do País. Sobrinho lamentou que ainda exista racismo no século XXI e argumentou que apenas o processo educativo será capaz de reverter esse quadro, por meio da inclusão social.

Durante o pronunciamento, Sobrinho citou várias personalidades da História, que contribuíram para diminuir o preconceito racial, como Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, que quebrou paradigmas e lutou pelo fim da política do Apartheid, além do reverendo Martin Luther King, que dedicou sua vida à causa americana.

O parlamentar citou figuras públicas do Estado do Mato Grosso, como o vereador Rinaldo Ribeiro de Almeida, de Cuiabá, que lutou pelo fim da desigualdade e Jacy Proença, ex-Prefeita de Cuiabá, Secretária Municipal, hoje. “Todos são apenas o reflexo da luta de Zumbi. Zumbi está em cada um de vocês, em cada um de nós”, disse.

“Estou feliz de participar desta sessão, porque aqui podemos fazer o registro da nossa confissão de fé de que este País, lindo e grande como é, de dimensões continentais, com população de quase 200 milhões, este País precisa fazer uma revisão de sua História.”, finalizou. (AT)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet