Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Deucimar diz que Câmara é pesadelo e quer desvendar 'caixa preta'

O ano de 2009 começou turbulento para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá e o próprio presidente da Casa, Deucimar Silva (PP), já admitiu que a presidência se tornou “um pesadelo” para ele. Isso porque não tinha noção do que encontraria ao assumir a administração do Legislativo. “Isso aqui é um pesadelo. Muitas vezes não se percebe que a função é tão árdua”, declarou em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.


Segundo o progressista, a situação na Câmara é preocupante e diz que quer descobrir a “caixa preta” existente há mais de 10 anos. O que levou Deucimar a reconhecer a dificuldade de administrar a Casa, foi a dívida acumulada nos últimos 10 anos. além do PCCS, o qual ele questiona a legitimidade junto ao Ministério Público Estadual, Além da situação precária em que se encontra o prédio do Palácio Pascoal Moreira Cabral; a parte elétrica está comprometida e os gabinetes não possuem móveis.

Nesta semana, já foi aprovada uma mensagem para quitar as dívidas atrasadas, referentes à folha de pagamento, impostos, contas de água, luz e telefone. A idéia é “zerar” os atrasos na folha em até 12 meses. Ele adiantou ainda que os salários do mês estão sendo pagos antecipadadamente. “Os funcionários recebem no dia 22, oito dias antes de fechar o mês. Mas existem os subsídios atrasados e quero acabar com isso em 12 meses pagando 10% do valor total todo mês”, explicou.

Segundo Deucimar, a dívida relativa somente do mês de dezembro chega a R$ 1,3 milhão. No entanto, uma auditoria foi contratada, no valor de R$ 30 mil, através de parcerias com entidades, para fazer o levantamento total da dívida adquirida nos últimos dois anos, na gestão do vereador Luthero Ponce (PMDB), com quem tem trocado “farpas” durante as sessões.

Para tentar resolver o problema elétrico da Casa, Deucimar já contratou um engenheiro elétrico que fará um levantamento de quanto será gasto com a reforma. Ele informou ainda que já tem o apoio do secretário executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueredo, para buscar recursos federais na restauração do prédio, por se tratar de um edifício histórico. Outro que prometeu colaborar com o parlamentar é o presidente do PP e secretário de Ciências e Tecnologia do Estado, Chico Daltro.

O presidente da Casa disse ainda que irá buscar uma parceria com o Banco do Brasil para conseguir mobiliar os gabinetes. “Atualmente cada deputado é quem mobília sua sala. "Quero acabar com isso”, informou. A solução seria vender a conta única da Câmara a um banco e assim garantir a mobília.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet