Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Prefeito faz balanço da administração e entrega novos caminhões de coleta de lixo

Os projetos colocados em prática no primeiro mês da nova administração já garantiram avanço na proposta do prefeito José Carlos Junqueira de Araújo, o Zé Carlos do Pátio, de trabalhar em prol dos mais humildes e transformar Rondonópolis numa cidade mais humanizada. Isso é o que traduz a avaliação feita pelo prefeito no balanço dos primeiros dias de governo, durante coletiva com a imprensa local, no loteamento Sítio Farias, na tarde desta sexta-feira, dia 6 de fevereiro. 


Na coletiva, Pátio antecipou a entrega de seis novos caminhões compactadores e 40 contêineres, adquiridos para serem utilizados no sistema de coleta de lixo da cidade. Pátio presenteou a comunidade, durante a solenidade, com o anúncio de construção de uma creche no bairro, com recursos próprios.

Outro anúncio feito pelo prefeito foi o de unir forças com o governo federal e estadual, numa parceria para a construção de 460 casas no bairro. A proposta já conta com o apoio do deputado federal Pedro Henry que está intermediando as negociações no Ministério das Cidades. Outra prioridade do prefeito é pela retomada da obra de pavimentação asfáltica até chegar ao Sítio Farias. “Vamos retomar o asfalto aonde parou até aqui. Os mais humildes também têm direito ao asfalto”, disse.

No balanço do primeiro mês de governo, Zé do Pátio destacou a parceria com o Governo do Estado para construção de uma escola estadual no Sítio Farias e outra no Carlos Bezerra, além do Centro de Formação Continuada de Professores, na Vila Operária. O prefeito comemora também o início da obra de construção do Centro Federal de Formação Tecnológica (Cefet), na Vila Mineira.

Na área de infra-estrutura, o começo da administração foi marcado pelo pagamento de contrapartida necessária para a obra de duplicação da rodovia BR 163/364, no trecho entre o córrego Lourencinho e o Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na saída para Cuiabá, além da contrapartida para retomada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já são oito frentes de obras de esgotamento sanitário retomadas na cidade. A meta do prefeito é chegar a cem por cento de cobertura de rede de esgoto, em quatro anos.

No setor de habitação popular que registra uma demanda reprimida, o prefeito firmou o convênio inédito de parceria direta com a Caixa, para a construção de 180 casas populares no Parque são Jorge e Jardim Liberdade, além do assentamento das primeiras 200 famílias que acontece na próxima semana. As famílias que participaram das ocupações de áreas e compreenderam a necessidade de retornarem aos locais de origem, estão sendo cadastradas pelo Departamento de Habitação da Secretaria de Promoção e Assistência Social do Município e devem ser atendidas nos próximos loteamentos. Pátio alerta que não pode fazer o cadastramento em áreas de ocupação e pede que todas as famílias o ajudem, voltando para a comunidade de onde saíram ou buscando amparo em casa de parentes e amigos.

Zé do Pátio entregou as chaves dos novos caminhões para pessoas da comunidade e trabalhadores que vão atuar no serviço de coleta de lixo. A diretora geral do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Terezinha Silva Souza, explicou que a aquisição dos novos caminhões não prejudicou os carroceiros que atuam na coleta de lixo. Ela afirmou que a mão–de-obra dos 22 trabalhadores foi reaproveitada. O compromisso firmado pela direção do Sanear com a empresa responsável pelo serviço de coleta de lixo é de contratar a mão-de-obra local. São 110 pessoas com emprego garantido.

O investimento na compra dos novos caminhões é considerado um avanço na área de saúde pública e preservação do meio ambiente. Essa avaliação norteou os discursos dos vereadores Ananias Martins de Souza Filho, Cido Silva, Reginaldo Santos, Mariuva Valentim Chaves e Adonias Fernandes. A solenidade contou ainda com a presença da vice-prefeita Marília Salles, o ex-governador e ex-prefeito Rogério Salles, lideranças comunitárias e secretário municipais.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet