Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estado investe em especialização de trabalhadores da área da Saúde

A Escola de Saúde Pública (ESP), da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) vai beneficiar cerca de 1.200 profissionais de Saúde no cumprimento de seu programa de Educação Permanente dos trabalhadores da saúde durante este ano de 2009.

O Programa de Educação Permanente contempla os Cursos de Pós Graduação Lato Sensu nas áreas de: Saúde Coletiva com Ênfase em Odontologia para Pacientes Especiais, com 17 alunos; Saúde do Trabalhador com 31 alunos e Saúde Pública com 35 alunos todos em andamento e Saúde da Família com 160 alunos, previsto para iniciar em abril. A Escola de Saúde Pública estará também realizando em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública –ENSP – FIOCRUZ – Rio de Janeiro, o Curso de Especialização em Qualificação de Gestores do SUS, modalidade a distância.

Outro destaque, segundo a Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Saúde Pública- Marta Bumlai, será a realização da 1ª Mostra Técnica e Científica em Áreas Estratégicas do SUS. A Mostra pretende divulgar a produção técnica e científica da Escola de Saúde Pública bem como difundir, entre a comunidade extra-escolar, o papel da ESP/MT na formação, qualificação e atualização do trabalhador da Saúde.

“Durante o ano a Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, da ESP, desenvolverá, também, cursos pontuais, qualificações e cursos de aperfeiçoamento”, anunciou Marta.

Dentre os cursos da Educação Permanente destaca-se a realização, do Curso de Aperfeiçoamento para Motoristas e Aperfeiçoamento em Gestão de Saúde em parceria com a Gestão do Trabalho da SES/MT e terão como foco específico o servidor de nível médio, promovendo a valorização dos mesmos. A 1ª turma do Curso de Aperfeiçoamento para Motoristas está prevista para abril e a 2ª turma para agosto. Já o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Saúde está em andamento com o 3º módulo a ser realizado em março de 2009. A segunda turma será realizada de forma descentralizada.

ATIVIDADE CULTURAL – Desde o mês passado (Janeiro/2009) a Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extensão realiza o “Dia de Atividade Cultural”. Neste dia houve participação coletiva dos servidores da Escola de Saúde Pública, e alguns professores da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT) convidados a assistir, no auditório da Escola, às 9h00, uma sessão de cinema.

O filme projetado foi “Teorias da Complexidade e os Saberes necessários a Educação do futuro”, sobre o pensamento do sociólogo e filósofo francês, Edgar Morin. Após a projeção do filme acontecem debates sobre as idéias apresentadas pelo autor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet