Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Dieta mediterrânea pode proteger contra Alzheimer, diz estudo

A adesão à dieta mediterrânea reduz risco de evolução da doença da Alzheimer.

Pesquisa publicada na revista "Archives of Neurology" traz dados que apontam para os benefícios da dieta mediterrânea para pessoas idosas com pequeno déficit cognitivo. 

Moradores de Nova York que apresentavam discreta diminuição das funções neurológicas e aderiram à dieta mediterrânea apresentaram uma redução de 28% no risco de evoluírem para doença de Alzheimer.

A dieta é rica em peixes, cereais, vegetais, e gorduras não-saturadas – azeite de oliva - além de pequenas quantidades de laticínios, carne e gorduras saturadas e uma dose mínima de bebidas alcoólicas.

Foram avaliados 1.890 moradores de Manhattan, recrutados entre 1992 a 1999. No início do estudo aproximadamente 25% das pessoas tinha um pequeno déficit cognitivo.

O acompanhamento durou 18 meses e questionários detalhados foram preenchidos e avaliações médicas seqüenciais foram realizadas.

A aderência à dieta foi classificada em grupos possibilitando a comparação do impacto da dieta sobre a doença cerebral.

O grupo que manteve a dieta com mais freqüência teve um benefício maior em termos de diminuição do risco de evolução para Doença de Alzheimer do déficit inicial.

As análises apontaram para cerca de 45% de redução de risco do grupo mais disciplinado, comparado ao que se ligou menos à dieta prescrita.

Os mecanismos por trás do efeito benéfico ainda não são claros para os pesquisadores. O efeito sobre o sistema vascular já é conhecido e pode ter um papel no efeito positivo em geral.

Infelizmente o estudo não conseguiu separar fatores como exercícios físicos e bons hábitos na evolução positiva, o chamado efeito pessoa saudável. De qualquer forma esse trabalho reforça a noção de que a proteção cerebral dos efeitos do envelhecimento começa com uma dieta equilibrada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet