Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Hoje, Dia da Dermatologia, Saúde alerta sobre Hanseníase e outras doenças de pele

Considerando-se o alto índice de Hanseníase em Cuiabá, no Dia do Dermatologista (hoje, 05), a Secretaria de Saúde de Cuiabá reafirma a necessidade do diagnóstico precoce e da conclusão do tratamento, a fim de diminuir os riscos de transmissão da doença.


De acordo com dados da secretaria, entre os anos de 2004 e 2008 foram notificados 2.227 casos de hanseníase na Capital. A estatística ainda aponta que foram 155 casos de cura da doença. Ano passado, nenhum caso registrado de abandono e nenhum óbito. Foram 324 casos novos e 12 recidivos, e somente em 2007 surgiram 418 casos no município.

Além da Hanseníase, existem outras doenças dermatológicas mais comuns que acometem a população. Dentre elas, as dermatites e as micoses, por fungos. Em 2008 foram registrados 7.256 atendimentos somente nas unidades que disponibilizam ao usuário serviço dermatológico, que são as policlínicas e o Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Na Policlínica do Coxipó, foram 821 atendimentos. Na Policlínica Verdão, mais 2.112 atendimentos, seguidos das Policlínicas do CPA e Planalto, respectivamente, com 1.160 e 2364 atendimentos. Na Policlínica do Pascoal Ramos não consta atendimento porque possui essa especialidade há pouco tempo.

Existem, porém, outros tipos de micoses. Há micoses cutâneas causadas por fungos, por exemplo, “tinha- capitis”, uma micose do couro cabeludo. A “tinha-crural” afeta todo corpo, e a micose de unha, “onicomicose”, essa muito comum.

“Alertamos as pessoas para o fato de que, salão de beleza sem a devida esterilização de seus materiais e contato com animais pode provocar doenças dermatológicas”. Em sua maioria, as micoses não causam maiores danos à saúde, mas devem ser cuidadas para não disseminar pelo corpo, esclarece Elaine Togoe, médica especialista em dermatologia da Policlínica do Pascoal Ramos.

Outra modalidade de doença de pele é a “ceratose actínica”, causada pelos raios ultravioletas. Já a “psoríase” é uma doença de pele, auto-imune, uma resposta do organismo a alguma coisa, inclusive descompensação nervosa. Tem como sintomas: manchas esbranquiçadas e escamativas no cotovelo e joelhos. O “stress” e o álcool podem ser fatores complicadores para a psoríase.

Já o “mal perfurante plantar” é a perda da sensibilidade da planta dos pés. “Neste momento, o paciente pode pisar em alguma coisa cortante e não sentir.”

A hanseníase, a mais grave das doenças de pele, se caracteriza pela mancha esbranquiçada na pele e perda de sensibilidade.

Saibam mais - No caso específico da Hanseníase, a Secretaria de Saúde de Cuiabá faz diagnóstico e oferece tratamento em todas as unidades da rede básica (PSFs e Centros e Saúde) e da secundária (policlínicas e no Centro de Especialidades Médicas).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet