Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Especialistas alertam para perigos dos exercícios de verão

Exercícios na barra, abdominais, barras paralelas, halteres. Ao fundo, o mar azul que banha oito mil quilômetros da costa brasileira. É a mais extensa academia de ginástica do mundo. “Faz bem esse visual maravilhoso da praia. É excelente. Tem mar, mulheres, sol”, comenta um jovem. 


O professor de educação física Fernando Beja reconhece os prazeres dos exercícios ao ar-livre: “a praticidade, o custo e o ambiente muito agradável”.

Mas Fernando Beja aponta os perigos: “o risco cardíaco é o risco mais sério de qualquer atividade. Então, o acometimento desse pode levar inclusive à morte. Se você faz um pico de pressão aqui, tenho certeza o procedimento adequado de socorro e, dependendo, não dá tempo nem de chegar ao hospital.”

Equipamentos desnivelados também devem ser evitados. “O aparelho está bastante desnivelado. Não deve ser trabalhado de maneira bilateral de modo correto. Sempre, um lado vai ser mais exercitado em contração do que outros. Então, a gente repara problemas reais nesses aparelhos”, aponta Fernando Beja.

O esforço dentro de academia não é tão bonito. Mas tem vantagens. “Você tem um profissional de educação física. Você vai passar por uma avaliação, aí ele vai ver o que realmente você pode fazer ou não pode, se tem alguma restrição. Sem falar que o acompanhamento vai fazer você fazer os exercícios com uma postura ideal para trabalhar a musculatura adequada. Assim, evita riscos de lesão”, afirma a professora de educação física Carla Oliveira.

O ortopedista Deusdeth Nascimento avisa: não se deve correr todos os dias. “A pessoa que inicia a sua atividade de corrida, por exemplo, não pode fazer ou não deve fazer, pelo menos, diariamente. Faz uma sequência de três vezes por semana e, se preferir, a atividade também será recomendável. Você pode associar com exercícios também de musculação”, aconselha.

Quem erra hoje, paga no futuro. “No futuro, a gente só vê o arrependimento em uma soma no espelho retrovisor. Não dá para voltar atrás”, comenta o médico.

O doutor Deusdeth fez mais uma recomendação: todo mundo precisa fazer exames com um médico antes de iniciar uma atividade física, em uma academia ou ao ar livre.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet