Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Quando atinge rim, bactéria que causa infecção urinária é mais agressiva

A infecção urinária ocorre quando uma bactéria entra pelo canal da urina e migra até a bexiga. O local facilita sua proliferação e a pessoa afetada sente dor no momento da micção, necessidade maior de ir ao banheiro e alteração no odor da urina.


As informações são do urologista Fernando Almeida. Ele explica que a cistite, uma inflamação da bexiga, tem causa bacteriana.

Segundo Almeida, o tratamento da infecção urinária é simples e feito com antibióticos, por via oral. Já quando acomete os rins, ou seja, a bactéria migra da bexiga, o quadro é mais grave. A pielonefrite, como é chamada a infecção das vias urinárias superiores, costuma causar febre, dor lombar e demanda tratamento imediato.

Vítimas
Homens e mulheres, em diferentes faixas etárias, podem sofrer de cistite. No entanto, a infecção é bem mais comum em mulheres, a partir do momento em que elas iniciam a vida sexual ativa.

"As mulheres têm uma uretra mais curta. Desta forma, a bactéria tem mais facilidade de chegar do exterior, do perineal até a bexiga, do que ocorreria em um homem, que tem a uretra mais longa.", diz o urologista.

Dúvidas
Infecção urinária não está relacionada com o grau de higiene, ela ocorre quando a bactéria consegue vencer as defesas do organismo. 

Mulheres que têm infecção urinária com mais frequência possuem um componente genético que facilita a entrada da bactéria e a permanência dela no trato urinário.
Médicos orientam a ingestão de líquido para evitar a cistite. Desta forma, a pessoa consegue expelir as bactérias. 

Mulheres que usam produtos intra-vaginal ou que possuem vários parceiros sexuais correm mais risco de desenvolver a infecção.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet