Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Cruzeiro pelos fiordes da Noruega é ideal para ser feito em abril, quando os dias são mais longos; leia trecho

A costa da Noruega é uma das maravilhas naturais do mundo. São montanhas cobertas de florestas, picos nevados, cascatas que jorram de fiordes e estreitas enseadas entre desfiladeiros de montanhas.


Abril é o mês ideal para conhecer a região a bordo de um cruzeiro, de acordo com o livro "As Melhores Viagens do Mundo - Aonde e Quando Ir", da Publifolha. É nesse mês que tem início a primavera, com dias longos, que duram entre 13 e 15 horas, e uma luz que favorece os cenários espetaculares.

Segundo o livro, a viagem dura 11 dias, com saída na cidade de Bergen. Há paradas em pequenas cidades e portos dinamarqueses até o destino final, Kirkenes, acima do Círculo Ártico e perto da fronteira com a Rússia. Durante o percurso, é possível presenciar uma aurora boreal.

O guia "As Melhores Viagens do Mundo - Aonde e Quando Ir" apresenta mais de 130 destinos inesquecíveis, com destaque para o melhor mês em que cada local deve ser conhecido. Saiba mais sobre o livro.

Leia abaixo trecho do livro "As Melhores Viagens do Mundo" sobre os fiordes noruegueses, com plano de viagem, dicas e informações úteis:

Abril é o mês ideal para um cruzeiros nos fiordes
A costa da Noruega é uma das maravilhas naturais do mundo. Montanhas cobertas de florestas ficam à beira d'água e têm picos nevados envoltos em nuvens. Cascatas jorram em fiordes e glaciares coroam vales entre montanhas. Águias-marinhas pairam, cormorões mergulham de rochas cobertas de líquen, rissas dãoarremetidas e gaivotas deslizam na superfície de águas escuras que emitem uma luz prateada.

Ziguezagueando entre ilhas, serpenteando entre enseadas estreitas, manobrando através de desfiladeiros no meio de ilhotas rochosas, os navios da Norwegian Coastal Voyage revelam o cenário cativante e a rica fauna da terra firme. Nas aldeias, asseadas casas de madeira são pintadas em tons de mostarda e canela, e sinos tocam em igrejas de madeira chamando os moradores para a prece dominical. Celeiros avermelhados salpicam as fazendas, barcos pesqueiros voltam trazendo o produto da lida e, nas cidades, o passado coexiste com o modo de vida do século 21.

Todos os dias do ano, um navio da Hurtigruten (Coastal Voyage) parte de Bergen para Kirkenes, acima do Círculo Ártico e perto da fronteira com a Rússia. A viagem de 11 dias engloba 34 portos e leva passageiros, carga e suprimentos para cidades grandes e ilhas remotas. Os portos visitados à noite na rota norte são vistos durante o dia na viagem para o sul, quando se conhece o esplendor das ilhas Lofoten, com seus picos escarpados.

Embora muitos sejam novos e tenham características próprias, os navios não são de luxo, porém atraem viajantes mais interessados na aurora boreal do que em diversão a bordo. No entanto, são bem confortáveis e têm excelentes restaurantes e áreas de uso comum exibindo fina arte norueguesa. Os panorâmicos lounges a bordo dão chance de apreciar a beleza extravagante da terra e do mar. A cada desembarque há muito a explorar, incluindo museus pequenos e interessantes nas cidades. Diversas excursões levam os passageiros para conhecer cidades, glaciares, andar em trenós puxados por cães e ter contato com o modo de vida do povo saami. Trata-se de uma rara viagem de descobertas.

PLANO DE VIAGEM

A Classic Round Voyage sai de Bergen diariamente às 20h e pára em 34 portos.A rota norte, de Bergen a Kirkenes, leva seis noites; e a rota sul cinco noites, retornando a Bergen às 14h. No verão as viagens começam em meados de abril. Os dias são longos e a luz e o cenário, espetaculares.

Onze Dias nos Fiordes

1º dia - Passe algum tempo em Bergen. Pegue o funicular ou o teleférico para ter vistas panorâmicas, explore o velho bairro de Bryggen e vá ao movimentado mercado de peixe antes de embarcar em seu navio.

2º dia - Hoje o destaque é Ålesund, por sua arquitetura Art Nouveau. Uma ida ao Geirangerfjord rende vistas memoráveis do fiorde mais belo da Noruega.

3º dia - Tome café cedo e vá à histórica Trondheim para ver seus charmosos edifícios de madeira e a maior igreja medieval do país. Depois o navio passa por fazendas no amplo Trondheimsfjord e entra no mar aberto.

4º dia - Esteja no convés às 7h para ver o globo que marca o Círculo Ártico. O cenário espetacular abrange a paisagem da ilha até a recortada cordilheira Lofoten. Desça em Bodø e vá aos museus ou pegue um barco para se aproximar da corrente de maré mais forte do mundo.

5º dia - Em Tromsø, veja a estupenda catedral Ártica e o Centro Experimental Ártico Polaria. Aqui é possível andar de trenós puxados por cães até o fim de abril.

6º dia - Honningsvåg tem o fascinante Museu do Cabo Norte e, nas proximidades, o maior rochedo com aves do mundo. Em uma excursão, veja o cabo Norte a 307m no oceano.

7º ao 11º dia - Kirkenes, perto da Rússia, é o ponto crucial da viagem. Continue a bordo para ir ao sul ou voe daqui para Oslo.

AVE LENDÁRIA

Abril é o início da primavera no país, quando milhões de aves marinhas voltam à costa para procriar. Diz a lenda que o papagaio-atlântico chega todo ano à ilha de Gjesvaer às 17h45 do dia 14 de abril. Há uma viagem especial da Hurtigruten

(www.hurtigruten.com) na época da volta dos papagaios, que inclui palestras a bordo sobre várias aves marinhas e suas colônias - e muitas oportunidades de observar o 1,5 milhão de casais de papagaios.

Dicas

Leve roupas para usar em camadas. Inclua na bagagem uma jaqueta impermeável, calçados para caminhada e binóculos.
Antes ou depois da ida aos fiordes, passe um tempo na bela cidade de Bergen.
Você pode subir e descer dos navios para ficar em cidades no caminho. É importante planejar a viagem e fazer reservas antes.
Não há vinhos e destilados em supermercados, e sim em lojas estatais chamadas Vinmonopolet. Bebidas são bem caras na Noruega, portanto é bom trazer seu estoque.
COMO CHEGAR

Os navios da Hurtigruten saem de Bergen, aonde se chega diretamente de avião ou via Oslo ou ainda de ferryboat a partir de Newcastle, no Reino Unido.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet