Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Prévia do carnaval em João Pessoa

Na Capital brasileira onde o sol nasce primeiro – João Pessoa, na Paraíba - o período momesco também só poderia brilhar antecipadamente. A cultura popular do Carnaval Tradição – antes mesmo do 90° desfile oficial das agremiações, realizado nos dias de Carnaval – é levado a dez bairros e embalado pelo samba de roda, maculelê, escolas de samba, clubes de orquestra, ursos e tribos indígenas. O Folia de Rua, com mais de 80 blocos, entre filiados e convidados, arrasta multidões pela cidade. Este ano, mais de um milhão de foliões deverão ir às ruas durante um mês de festividade, que só acaba na Quarta-Feira de Cinzas. As duas iniciativas contam com o apoio da Prefeitura Municipal (PMJP), por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que investiu mais de meio milhão de reais nas comemorações.



As prévias do Carnaval Tradição deste ano começaram no 23 de janeiro e serão concluídas no dia 14 de fevereiro. Várias agremiações vêm se apresentando em bairros da cidade de João Pessoa, como forma de fortalecer nas comunidades o interesse pelo resgate de manifestações culturais.

Depois de fazer uma mostra da diversidade cultural pessoense, as agremiações do Carnaval Tradição entram na avenida Duarte da Silveira (região central de João Pessoa) nos dias 22, 23 e 24, em uma disputa para valer. O desfile oficial deste ano comemora 90 anos de existência de uma festa histórica.

Folia de Rua – o folião pessoense não se dá ao luxo de tomar fôlego. As prévias do Carnaval Tradição emendam com o projeto Folia de Rua 2009, com muito frevo e outros ritmos momescos. E quem tiver perna e disposição que acompanhe o 23° aniversário do evento. Mais de 80 blocos percorrem os bairros, se concentrando principalmente em três pólos – Centro Histórico, Avenida Epitácio Pessoa (Vila Folia) e Busto de Tamandaré(orla de Tambaú).

Este ano, tudo começa logo no início da noite do dia 13, com a tradicional lavagem simbólica das escadarias da lateral da Faculdade de Direito, no Centro Histórico da Capital, que foi recentemente tombado com o título de patrimônio nacional. Esse ritual fica por conta do bloco Anjo Azul. Com estandarte em punho, o bloco confere o sinal verde para dar início à maratona de subir e descer ladeiras rumo à praça Antenor Navarro, na Cidade Baixa, onde acontece a abertura oficial do vigésimo terceiro Folia de Rua.

E a multidão do Anjo Azul também tem outros grupos de andarilhos na primeira noite. Picolé de Manga, Confete e Serpentina, Bloco do Pinguim e Folia Cidadã respondem com frevo em outros pontos do Centro Histórico. Depois, ao chegarem à Praça Antenor Navarro os estandartes e foliões se emparelham.

No sábado (14), festejam em diferentes bairros os blocos Tambiá Folia, Atletas, Viúvas da Torre, Virgens de Mangabeira, Amoringa, Dxmantelados do Cristo, Eternamente Flamengo, Piabas e Agitada Gang. No domingo (15), é a vez de um dos foliões mais irreverentes do Folia de Rua. Como diz o próprio hino, As Virgens de Tambaú é um bloco formado por “bonecas atrevidas”. A concentração começa às 19h30, na Vila Folia. Homens vestidos de mulheres e mulheres travestidas do sexo masculino invadem a avenida Epitácio Pessoa, fazendo geralmente alusão a temas ou episódios nacionais. É uma verdadeira demonstração de criatividade e humor. As Virgens este ano serão embaladas pelo talento da cantora paraibana Renata Arruda e pela irreverência de Gretchen que ocuparão os trios principais.

A segunda-feira, dia 16, é dedicada as crianças e aos idosos. As 17h no bairro do Miramar ganham as ruas o maior bloco infantil das prévias da cidade, o Muriçoquinhas que arrata mais de 100 mil pequenos foliões. Esse ano o tema é “Brinque com Alegria, Não Brinque com a Dengue", como forma de alertar a todos sobre os perigos do mosquito aedes egypt. Na orla as Muriçoquinhas se encontram com o bloco dos “jovens” foliões da Melhor Idade, que se concentram no Busto de Tamandaré, na divisão das praias de Tambaú e Cabo branco.

Na terça-feira (17), desfilam Unidos do Castelo, Baratas dos Bancários, Portadores da Folia e 25 Bichos. Também no mesmo dia, pontualmente às 23h59, começa a anunciação da chamada “Quarta-Feira de Fogo”. E quem faz esse convite é o bloco Acorde Miramar. O grupo desperta a comunidade de pijama e roupas de dormir, animado por violões e marchas carnavalescas. É hora de ficar porque está se aproximando o momento do “zum zum zum” mais esperado das prévias: As Muriçocas do Miramar, bloco independente do Folia de Rua, que desfilam na noite seguinte, arrastando quase meio milhões de pessoas.

Maior bloco de arrasto em prévias do País – Uma brincadeira que começou há 23 anos entre amigos reúne hoje uma multidão de quase meio milhão de foliões. O número coloca o Muriçocas do Miramar na posição de maior bloco de arrasto do País em período de prévias carnavalescas. Foi também esse grupo que inspirou todo projeto Folia de Rua, que terminou por agregar os demais blocos.

Uma verdadeira nuvem colorida “zumbem” alegria pela madrugada adentro, vai invadir a avenida Tito Silva, no bairro de Miramar, no dia 18. Uma multidão de “muriçocas” descerá a enladeirada Epitácio Pessoa até desembocar no Busto de Tamandaré, na orla. É chegada a hora da Quarta-Feira de Fogo.

Todos os anos, dias antes do desfile, a “garota propaganda” do bloco é montada na orla, avisando que a rotina da cidade vai ser completamente afetada em breve. O boneco da Muriçoca Gigante anuncia a aproximação da Quarta-Feira de Fogo.

Para este ano, a organização do bloco vai transformar a Vila Folia em uma espécie de picadeiro. A homenagem da noite será para o circo. O cantor, compositor e pesquisador de músicas e danças da cultura popular, Antônio Nóbrega, vai ser a principal atração. Serão dez trios elétricos sem cordão de isolamento. Logo a partir das 17h vai começam as performances ao ar livre. Também terão apresentações circenses sob uma lona, com espetáculos de acrobacias, apresentações de palhaços, malabaristas, monociclo, equilibrista, mágicos e trapezistas.

Além do pernambucano Antonio Nóbrega, estão garantidas no desfile das Muriçocas a apresentação dos artistas paraibanos Mestre Fuba (puxador oficial do bloco desde sua criação em 1987 e autor de todos os hinos do Muriçocas), Regina Brown, Gracinha Telles, Diana Miranda. O evento conta ainda com outras atrações com Orquestra Metalúrgica Filipéia, Baterias das Escolas de Samba Malandros do Morro e Império do Samba.

A quinta-feira (19) quem desfilam são os blocos Galo do 13 de Maio, Canto do Tetéu e Cordão do Frevo Rasgado. Na sexta-feira (20), acontece o desfile do Elefante da Torre. 

O bando mais charmoso – Ainda no dia 20, quando vai caindo a tarde no Centro Histórico, as figuras mais desajeitadas e exóticas vão aparecendo. São os foliões do bloco Cafuçu, que na gíria local quer dizer “cafona”, “brega”. Aqui não precisa gastar dinheiro com fantasia, porque ela pode ser feita daquele traje mais fora de moda que você tem no guarda roupas. A dica principal é colocar peças sem combinação alguma.

O desfile é um marco da passagem da prévia carnavalesca Folia de Rua para o calendário oficial dos festejos momescos. O grupo existe há 18 anos. Tudo começou com uma brincadeira, quando amigos estavam reunidos durante o Carnaval na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco. Ao assistirem ao desfile da escola de samba Unidos do Cabo Sul pela televisão, surgiu como piada de realizar em João Pessoa o Unidos do Cafuçu. A palavra era muito usada por uma das colegas e fundadoras, Adalice Costa (falecida). Todos os anos ela é homenageada, sendo representada em um boneco gigante.

No sábado (21), a programação do Folia de Rua é encerrada com os blocos Urso Gay, Boi do Bessa e Peruas do Valentina.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet