Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

Mumbai tem maior lavanderia a céu aberto do mundo

Olhando a partir da ponte que atravessa as linhas de trem da estação de Mahalaxmi, em Mumbai (Índia), o que se vê, à primeira vista, assemelha-se a uma favela. Colocando um pouco mais de atenção, porém, nota-se o labirinto de cimento dando forma aos tanques de água, onde centenas de homens se amontoam no serviço do dia: a Dhobi Ghat de Saat Rasta é a maior lavanderia a céu aberto do mundo.


Mumbai não é a única cidade da Índia que conta com um desses locais herdeiros de uma tradição milenar, mas aqui o que chama atenção é o tamanho. Cerca de 200 famílias se empenham na labuta. Não se vê mulheres de lenços na cabeça e bacia na mão: o trabalho é, basicamente, feito por homens dhobis - a casta indiana a quem cabe o serviço de lavanderia.

O cenário já está bastante movimentado às sete da manhã. Na paisagem local, as roupas penduradas para secar sobre as lajes impressionam. Estão separadas por cores, entre elas um branco de causar inveja a qualquer anúncio de sabão em pó. As peças são retiradas nas casas, hospitais e hotéis da cidade e entregues na porta do cliente, mediante a cobrança de uma pequena quantia em dinheiro.

Além de render boas fotos, uma visita pode ensinar a muitas Amélias técnicas infalíveis de lavagem. Manchas difíceis são removidas com soda cáustica, cujo cheiro costuma incomodar alguns turistas. As escovas só são utilizadas nas peças claras. De resto, as roupas são esfregadas nas pedras. Após a limpeza, tudo passa por um tanque de goma antes de ser colocado para secar. A finalização é feita com um ferro de passar a carvão.

Os trabalhadores da Dhobi Ghat de Saat Rasta recebem com simpatia os visitantes -milhares de turistas de todo o mundo -, embora digam não entender o porquê de tanta curiosidade.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet