Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

Museus do Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza formam triângulo cultural em Madri

O "triângulo cultural" formado pelos três principais museus de Madri é famoso mundialmente. E não é à toa. É possível apreciar obras de Goya, Picasso, Dalí, Velázquez, Chillida, Miró e outros grandes nos museus do Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza. 


O acervo dos três museus cresceu tanto nos últimos anos que todos foram recentemente ampliados. Leia abaixo trecho do "Guia Wallpaper Madri" que indica o que ver nos três principais museus da cidade.

Editado no Brasil pela Publifolha, o "Guia Wallpaper Madri" seleciona aquilo que considera ser o melhor da cidade em termos de design, arquitetura, estilo, artes, vida cultural e noturna, compras e gastronomia. Conheça o guia. 

Uma visita à vasta coleção do Museo Nacional del Prado é obrigatória. Vá às salas dedicadas a Velázquez para admirar sua obra-prima As Meninas, e depois passe para a obra de Goya, que vai dos delicados idílios pastorais e retratos da realeza sutilmente satíricos às sombrias pinturas negras em tom de pesadelo, que ele criou depois de ficar surdo.
Paseo del Prado, tel 91 330 2800

Quando o Estado espanhol comprou a coleção do barão Thyssen-Bornemisza (a segunda maior coleção particular do mundo) em 1993, os suíços ficaram desolados por perderem um acervo tão importante. O local em que ele está completa o "triângulo cultural" da cidade e ganhou uma ampliação para abrigar mais obras. Comece pelo segundo andar e saia à caça do retrato de Henrique VIII, de Holbein, do Atavo de Vênus, de Rubens, e do Jardim do Éden, de Brueghel, e depois confira os expressionistas (Schiele, Munch, Kandinsky e Otto Dix) no primeiro andar. No térreo, o destaque são os pintores do século 20: Picasso, Pollock, Lichtenstein, Rothko e Bacon.
Paseo del Prado 8, tel 91 369 0151 - www.museothyssen.org

Museo Nacional Reina Sofia
Suba de elevador panorâmico até o segundo andar, onde o icônico Guernica, imenso painel monocromático de Picasso, é a peça central de uma série de galerias sobre o seu trabalho. As salas adjacentes são dedicadas às crípticas telas de Miró, aos móbiles de Calder, ao surrealista Dalí e a Kandinsky. O quarto andar também é impressionante, com esculturas abstratas de Eduardo Chillida, obscuras telas de Antoni Tàpies criadas com objetos aleatórios e obras de artistas internacionais de renome, como Francis Bacon, Yves Klein, Henry Moore e Lucio Fontana. Não deixe de ver a imensa escultura de Antonio López, Homem e Mulher, na sala 31, rodeada por lindas vistas de Madri.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet