Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Hotéis-butique oferecem hospedagem personalizada a turista descolado

Se Buenos Aires deu a volta por cima e voltou a ser a Paris latino-americana após a grave crise econômica que atingiu o país no começo dos anos 2000, a recuperação também permitiu à cidade reinventar suas hospedagens de luxo.


Ok, o magnífico e luxuoso hotel Alvear continua no seu lugar, assim como os grã-finos Four Seasons e Park Hyatt. Mas a moda agora para o viajante mais descolado, aquele que pula o passeio com o guia turístico de megafone, é ficar em um hotel-butique.

Eles foram pipocando em Buenos Aires e em outras cidades do país. E, de repente, eram tantos que decidiram formar um clube. Eis que surgiu, no final do ano passado, o "Best Boutique Hotels", uma espécie de selo de garantia para quem ostenta o nome de "butique". 

Os requisitos para participar do clube são oferecer atendimento personalizado, ter até 30 quartos e investir no design, na ambientação e na gastronomia.

Já são 36 deles na capital, e mais da metade se concentra em Palermo, o bairro mais "cool" da cidade, onde há até pouco tempo sobravam restaurantes e faltavam hotéis. Um dos mais novos do clubinho, o Legado Mítico, além de ser butique, é também temático. Cada um de seus poucos 11 quartos é inspirado em um mito ou personagem argentino.

"La primera dama" é a suíte de luxo dedicada à Evita, a grande heroína do país. Para ambientar o hóspede com a sua escolha, uma pintura de Evita e Perón, uma estátua com um colar de pérolas como o que usava a primeira-dama e livros sobre ela.

Na mesma linha, há quartos dedicados ao escritor Jorge Luis Borges, ao revolucionário Che Guevara, ao cantor Carlos Gardel e até a Mafalda, personagem dos quadrinhos. A decoração é realmente aprimorada. "Queria que vocês viessem decorar o meu apartamento", pede a turista Karen, de Nova York, no livro de visitas do hotel. "Um verdadeiro destino de luxo para a nossa lua-de-mel", escreve um casal londrino.

Os depoimentos dão uma amostra de quem é o público do hotel, em sua maioria americanos e europeus, com uma boa porcentagem de recém-casados.

O espaço comum é, na verdade, uma biblioteca com muitas poltronas onde os hóspedes podem consultar livros e enciclopédias sobre a Argentina e seus mitos.

Charme vintage
O pioneiro entre os hotéis-butique de Buenos Aires é o Home, também em Palermo, que, em 2007, foi eleito pela moderna revista "Wallpaper" como o "melhor novo hotel do ano".

A indicação não foi à toa: o grande charme do empreendimento de 19 quartos são justamente os seus papéis de parede. Cada quarto tem um diferente, importado e de estilo vintage, assim como os ambientes comuns.

"Nossa ideia é oferecer um luxo simples", diz a argentina Patricia O'Shea que, junto com o marido, o produtor de música inglês Tom Rixton, participa de leilões de papéis de parede para caprichar na ambientação do hotel.

Outra delicadeza do Home é o spa, que tem um providencial tratamento de "recuperação de jet lag", com massagem para reativar a circulação e banho de imersão com ervas. E, para quando o cliente decidir sair "de casa", o Home tem seu próprio miniguia para os turistas, com as mesmas dicas da cidade que Patricia e Tom dão aos seus amigos.

Extensão de casa
Quando decidiu deixar a parceria com a Endemol, criadora do programa "Big Brother", o produtor de TV argentino Marcelo Kohen sabia exatamente o que queria fazer. E inaugurou, em fevereiro de 2008, o Mine Hotel, com seus 20 quartos.

"Como turista, eu já gostava de me alojar nesse tipo de hotel, mais personalizado, há anos. Não gosto das grandes cadeias, em que você é só mais um número. Onde há muita formalidade e muitos botões", diz Marcelo. "Prefiro um lugar que seja como a extensão da minha casa."

Por isso, explica, os funcionários do Mine evitam o "senhor" e "senhora" e, no máximo no segundo dia, já devem chamar o hóspede pelo nome, saber sua nacionalidade etc.

E o atendimento é mesmo a característica mais elogiada pela clientela que sai dali --e posta imediatamente seus conselhos em sites de viajantes.

Além do esmerado cuidado estético (cada quarto tem objetos em uma determinada cor e diferentes materiais, como seda e ratã, na decoração), o paparico pessoal é mesmo o que parece se destacar.

Diante de reclamações de hóspedes que ficavam nos quartos de frente sobre ruídos que vinham da rua, Marcelo afirma que botou vidro duplo nas janelas.

"Nós não temos academia, salão de eventos ou piscina olímpica, mas, em compensação, quando o visitante volta de um passeio, o recepcionista pergunta se ele gostou, e o dono do hotel se senta com ele para conversar."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet