Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Turista reclama de violência e sujeira em SP

Violência e sujeira são as principais reclamações dos 11 milhões de turistas que visitam São Paulo anualmente. Os maiores elogios vão à rede de hospedagem e à gastronomia.


Para os cerca de 1,7 milhão de estrangeiros que vieram à cidade no ano passado, sua maior virtude é a hospitalidade. Em seguida aparecem os elogios à gastronomia, à hospedagem, à diversão noturna e ao serviço de táxi. Eles reclamam da violência e da sinalização precária.

Já os brasileiros elogiam, pela ordem, hospedagem, agências de viagem e restaurantes. Criticam a violência, a falta de limpeza e os preços muito altos.

Os dados constam de um livro que reúne os principais indicadores turísticos da cidade. Ele está sendo distribuído pela SPTuris (empresa municipal que cuida do turismo e administra o Anhembi e o autódromo de Interlagos).

O livro mostra que a maior parte dos turistas vem a São Paulo a negócios: 57,2% entre os estrangeiros e 22,5% entre os brasileiros. Outras cidades recebem, na média, só 7,5% de turistas a negócios. Isso deve ajudar a cidade a superar a crise financeira, segundo Caio Carvalho, presidente da SPTuris.

"São Paulo sofre menos que o destino exclusivo de sol e praia. Quem vem para cá gasta mais do que quem vai para a praia. Nossa praia é evento e cultura."

Carvalho aponta, ainda, que está crescendo em São Paulo o "lazer programado". É aquele turista que vem a trabalho, mas que se programa para ficar mais um ou dois dias e aproveitar o que a cidade oferece.

Dos turistas que vêm a trabalho --83,1% homens--, 20,3% já programam também atividades de lazer. Esse tipo de turista deixa na cidade, em média, R$ 1.050,73 durante sua estadia.

"O lazer programado aumentou muito quando começaram a vir os shows da Broadway, como o "Fantasma da Ópera". Quem vem para cá começa a perceber que São Paulo não é uma cidade careta, pois temos a São Paulo Fashion Week, a Mostra Internacional de Cinema, a Fórmula 1 e muitos outros eventos", afirma Carvalho.

Segundo dados da Icca (Associação Internacional de Congressos e Convenções, na sigla em inglês), São Paulo é a cidade das Américas com maior número de eventos periódicos.

"Vivemos o melhor momento dos serviços na cidade. Mesmo com crise", afirma o presidente da SPTuris.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet