Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Oficina promovida pela Escola de Governo propõe a utilização da música no ambiente de trabalho

Professor Valter Pina ministra oficina sobre a inclusão da música como forma de educação

Utilizar a música como ferramenta de trabalho para motivar os servidores públicos do Poder Executivo Estadual. Com esta perspectiva, a Escola de Governo da Secretaria de Estado de Administração (SAD) concluiu a oficina “A música como recurso pedagógico para a educação do ser integral - alcance e possibilidades”, realizada nesta segunda e terça-feira (16 e 17).

Marcada inicialmente para o auditório da Escola de Governo, a oficina teve de ser transferida para o auditório do Detran-MT devido a grande quantidade de inscrições. Ao todo, 100 servidores públicos estiveram presentes nos dois dias. “A receptividade dos servidores aos cursos da Escola de Governo tem sido satisfatória”, ressaltou o secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr.

Ministrada pelo professor e músico há 25 anos, Valter Pini, a oficina buscou trabalhar atividades para despertar a consciência, melhorando o aproveitamento das pessoas no que diz respeito à educação. “Os servidores se sentiram motivados para aprender e ensinar porque a música lembra que temos coração. Como a educação não é assimilada apenas pela mente, mas também pelo coração, começamos a entrar no conceito de transdisciplinaridade”, avaliou Pini.

A transdisciplinaridade é uma temática em que a Escola de Governo possui um grupo de estudo. “O grupo tem interesse em aliar razão e emoção, além de ser receptivo a valorização da arte, educação e a melhoria das relações interpessoais no trabalho”, explicou o superintendente da Escola de Governo, Almir Balieiro.

O professor Valter Pini revelou que a iniciativa da oficina partiu dele. “Conheci servidores da Escola de Governo em Brasília, onde eles me relataram sobre o belo trabalho executado pelo Governo de Mato Grosso a respeito da abordagem transdisciplinar, e por isso me ofereci para estar aqui”. Ele disse ainda que utiliza a música para facilitar o encontro entre alunos e professores, para que todos aprendam juntos.

Para a coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas da Escola de Governo, Jacira Anunciação, eventos como este enriquecem os servidores porque existe o espaço de reflexão e de vivência. “A música é uma ferramenta de alinhamento entre a razão e emoção. Quando isso ocorre, possibilita melhor comunicação e integração entre as pessoas, além do trabalho fluir com mais prazer”, analisou.

Produzir momentos prazerosos para os servidores públicos é um dos objetivos dos cursos promovidos pela Escola de Governo, segundo Jacira. “E a música é mais um recurso para a melhoria da prática pedagógica”, finalizou.

DEPOIMENTOS – Para a servidora da Secretaria de Saúde (SES), Linda Maria de Araújo, a oficina foi muito boa, pois é uma atitude de ‘desarmamento’. “Chegamos resistentes e com vários questionamentos. Desta vez, todos se integraram às propostas”, avaliou a servidora. Para ela, a música como ferramenta apresenta enormes possibilidades. “Vou voltar totalmente diferente para o meu ambiente de trabalho, pois quero praticar atitudes como cordialidade e paz.

Já para a servidora do Detran-MT, Gracinda Pedrosa Rondon, que trabalha com educação para o trânsito, a música pode ser usada nas palestras em que promove sobre o assunto. “Achei muito interessante, até fiz um resgate do período em que estudava”. Para ela, o curso é um aprendizado a mais para o servidor. “Todos os cursos da Escola de Governo são ótimos. É bom ver que o Governo está atendendo a necessidade dos servidores públicos”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet