Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócios

Formas de manejo de pragas será apresentado no TecnoCampo 2009

A busca da produtividade passa pelo controle efetivo das pragas da soja. Se as técnicas de controle não forem aplicadas corretamente, as pragas podem causar muitos prejuízos ao produtor rural. Ciente disso, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, apresentará no TecnoCampo 2009 palestra sobre manejo das pragas.


Quem falará sobre o assunto é a entomologista Lúcia Vivan, que mostrará aos participantes do evento as principais pragas das lavouras mato-grossenses e as formas de manejo. Segunda ela, o clima favoreceu o ataque de pragas, como a lagarta elasmo e falsa medideira. A lagarta da maçã e a mosca-branca foram também as pragas com maior incidência na safra 2008/2009.

“A lagarta elasmo ocorreu com grande intensidade no início do plantio devido ao período de veranico, o que ocasionou danos a soja mesmo em áreas com tratamento de sementes devido a pressão da praga estar maior que nos anos anteriores. A lagarta da maçã também ocorreu em praticamente todas as regiões do estado do Mato Grosso, isso se deve ao plantio de algodão e adaptação da praga nas áreas de soja. A lagarta falsa-medideira ocorreu em muitas áreas e seu controle foi mais complicado em áreas que não utilizam produtos fisiológicos. A mosca-branca esteve presente principalmente em áreas com plantio de feijão na entressafra”, explica a pesquisadora.

Para cada uma destas pragas há uma forma de controle. A observação do clima é uma das ferramentas para impedir o aumento da população da lagarta elasmo. O período de veranico, segundo Vivan, contribui para o aumento desta praga. Para a lagarta da maça é importante, conforme a pesquisadora, o controle da lagarta ainda pequena. Para a lagarta falsa medideira é importante a utilização de produtos fisiológicos combinados com produtos de choque quando o ataque for muito intenso.

“É importante planejar duas pulverizações de fisiológico para falsa medideira, assim será possível manter essa população sobre controle. Também é muito importante atingir o alvo, dessa forma quando a soja está no estágio R3 em diante deve-se ter uma tecnologia da aplicação para molhar a planta até o baixeiro, utilizar uma vazão alta e bicos adequados”, reforça Vivan.

O planejamento da entressafra é uma das ferramentas para o controle da mosca- branca.Vivan recomenda plantio de gramíneas nas áreas com infestação desta praga. Desta forma, é possível, de acordo com a pesquisadora interromper o ciclo biológico da praga.

Estas e outras informações serão apresentadas por Vivan no TecnoCampo 2009 que começa na próxima sexta-feira (30), em Sorriso (ao norte de Mato Grosso). Outros assuntos como doenças, solos, cultivares e ferrugem serão discutidos no evento que tem como tema “Em busca da produtividade”. Mais informações no www.fundacaomt.com.br
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet