Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Pesquisa com café permitirá difusão de novas tecnologias em MG

O Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinou convênio com a Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira (FunProcafé) para geração e difusão de tecnologia, atendimento laboratorial, controle fitossanitário e capacitação de pessoal para os cafeicultores de Minas Gerais. Trata-se do Programa de Desenvolvimento Tecnológico Regional da Cafeicultura que vai até dezembro de 2010.


Entre as atividades previstas, estão a manutenção de campos experimentais e infraestrutura laboratorial e de demonstração para os trabalhos técnicos nos campos de Patrocínio, Varginha, Boa Esperança, Carmo de Minas, Varjão de Minas, Pirapora, Martins Soares, Coromandel e em outras propriedades. Também foram programados cursos, dias de campo, publicações de boletins técnicos e realização do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras.

Produção em MG – De acordo com o último levantamento da Conab (janeiro/2009), a produção em Minas Gerais deverá ficar entre 17,9 milhões a 18,8 milhões sacas de café beneficiados, redução entre 23,9 e 20% em relação à safra anterior (23,5 milhões de sacas), em uma área estimada em 1,007 milhão de hectares, retração média de quase 4% comparado à temporada passada (1,048 milhão de hectares). Nas regiões sul e centro-oeste de MG a redução de área chega a quase 7% devido à adoção de práticas de podas e erradicação da lavoura. MG contribui com perto de 49% da produção nacional que deverá colher este ano (ciclo de produção baixa) entre 36,9 e 38,8 milhões de sacas de café, em 2,122 mil hectares. (Inez De Podestà)

Mais informações sobre os trabalhos da FunProcafé no Relatório de Atividades do Funcafé 2007 (páginas 38 a 42) ou no site www.fundacaoprocafe.com.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet