Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Brasil

Sarney deve recompensar Garibaldi nomeando-o para Comissão Mista de Orçamento

O candidato do PMDB à presidência do Senado, José Sarney (AP), tenta fazer uma aritmética para recompensar o atual presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN). A ideia é nomear Garibaldi para a presidência da Comissão Mista de Orçamento, uma vez que ele abriu mão de disputar o comando da Casa para evitar um embate interno no partido. Mas há um antigo compromisso do PMDB com o senador Valter Pereira (PMDB-MS).


No ano passado, o comando do PMDB se comprometeu com Pereira que ele seria o presidente da comissão. Mas sem um acordo para o impasse, os aliados de Sarney adiam comunicar a ambos qual é a tendência da bancada.

A Comissão Mista de Orçamento terá um papel de destaque em 2009, considerando os impactos da crise financeira internacional, o eventual contingenciamento de R$ 37 bilhões já anunciados pelo Ministério do Planejamento e os reajustes nos benefícios do programa Bolsa Família e para merenda escolar.

Tradicionalmente, os senadores e deputados que integram a comissão têm presença constante na imprensa, o que desperta interesse dos parlamentares.Também são eles os responsáveis pelas negociações diretas com a equipe econômica, governadores e prefeitos.

CAE
Sem acordo com Sarney, o comando do PSDB adiou para domingo a oficialização de apoio à candidatura do peemedebista. O objetivo é garantir que o comando da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) fique com o senador Tasso Jereissati (CE), além da primeira-vice-presidência da Casa com Marconi Perillo (GO).

A Folha Online apurou que, ontem à noite, Sarney sinalizou que seria possível dar a CAE para Tasso, mas indicou que não havia condições de recuar no compromisso de o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) ficar no comando da Comissão de Relações Exteriores.

As negociações estão sendo conduzidas diretamente pelo presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e o líder da bancada no Senado, Arthur Virgílio (AM). Mas ambos concluíram que o melhor seria negociar à distância e por telefone. Tanto é que Guerra foi para Recife e Virgílio seguiu para Manaus. Só voltarão a Brasília no fim de semana para anunciar a posição do partido.

No Senado, depois dos cargos na Mesa Diretora --presidência, vice-presidência e secretarias --, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e a CAE são as que mais movimentam as negociações.

Pelo acordo do PMDB com o DEM, a CCJ deve ficar com o senador Demóstenes Torres (GO), enquanto a CAE com os tucanos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet