Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Workshop aborda planejamento para solucionar problemas de déficit habitacional

Foi aberto na manhã desta segunda-feira (16.03) no auditório do Crea-MT, o "Workshop Elaboração de Planos de Habitação de Interesse Social". Organizado pela Federação das Entidades de Classe do Sistema Confea/Crea no Estado de Mato Grosso (Fec-MT), o objetivo é preparar os profissionais mato-grossenses para a elaboração de planos de habitação.


Durante a abertura o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso, Engenheiro Civil Tarciso Bassan, parabenizou à Fec-MT e o Governo do Estado pela organização de um evento de fundamental importância para os profissionais da área tecnológica.

"Parabéns aos organizadores e destaco a importância desse workshop para nós profissionais. Ressaltando que o tema habitação também é assunto do Sistema Confea/Crea. A lei de Engenharia Pública sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dezembro, garante assistência técnica gratuita para a construção de casas populares, o que irá influenciar diretamente na queda do déficit habitacional de moradias", disse Bassan.

Além da importância do tema habitação o presidente da Fec-MT Juares Silveira Samaniego, falou aos participantes sobre o trabalho desenvolvido pelo Crea-MT e convidou a todos para participarem da Semana da Engenharia que ocorrerá em abril - com início dia 17 e, contará com a participação do presidente do Confea, Engenheiro Civil Marcos Túlio de Mello.

Segundo a superintendente do Aglomerado Urbano Cuiabá/Várzea Grande, Rita Chiletto, o curso aborda o Plano Local de Habitação de Interesse Social - PLHIS, que tem público alvo os 13 municípios que integram a Região do Vale do Rio Cuiabá "o Plano foi elaborado para que tenha uma duração média entre 10 a 20 anos. O Fundo Nacional de Habitação de interesse Social exige que, a partir do ano que vem todas as capitais tenham um Plano Diretor local para liberação de recursos por parte do governo federal", afirmou. De acordo com as informações o prazo para a entrega do Plano Diretor é até dezembro de 2009.

O workshop conta com a presença dos consultores do Ministério das Cidades, do Governo Federal, Flávio Henrique Ghilardi, Kazuo Nakano e Rosana Denaldi que farão as apresentações dos diversos temas como Política e Sistema Nacional de Habitação, Déficit habitacional e Assentamentos precários e dimensionamento das necessidades.

O curso é uma iniciativa da Fec-MT e entidades associadas em parceria com a Seplan, Setecs, Crea-MT, Mutua-MT e Secretaria Nacional de Habitação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet