Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Brasil

Lula defende reeleição ilimitada para presidência na Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (16) que apóia a proposta de reeleição ilimitada para presidente e outros cargos eletivos na Venezuela, desde que a decisão seja do povo. Ele, no entanto, ressaltou que essa idéia não deve ser aplicada ao Brasil e disse que quer eleger seu sucessor.


No dia 15 de fevereiro, será realizado referendo em que os venezuelanos responderão se aprovam a proposta de emenda constitucional para reeleição ilimitada. Se for aprovada, o presidente Hugo Chávez poderá se candidatar a um novo mandato a partir de 2012, ano em que termina seu segundo mandato.

Para o presidente Lula, não se deve comparar o projeto venezuelano com o Brasil, já que cada país tem seu próprio processo democrático. No dia em que o povo não quiser mais, ele não vai votar em você [dirigindo-se a Hugo Chávez], vai votar em outro e vai ser a mesma Constituição que vai permitir que possa ter mais de um mandato, mais de dois mandatos, mais de três mandatos. Da minha parte, eu tenho toda a compreensão de que o povo venezuelano queira aprovar o referendo”, afirmou Lula, ao lado de Chávez, ao visitarem o projeto agrícola El Diluvio, localizado na província de Zulia.

Para Lula, o Brasil ainda não está preparado para pensar em reeleição sem limites, pois tem uma democracia recente e disse não defender sua reeleição. “Eu não quero reeleição. O Brasil tem muito pouco tempo de experiência democrática consolidada. Obviamente que eu vou trabalhar para fazer o meu sucessor, para ter continuidade no programa que nós estamos fazendo”, afirmou.

"Acho que nós estamos em um processo de construção, de fortalecimento das instituições no Brasil. Isso não impede que daqui a algum tempo apareça um partido político ou um conjunto de deputados que proponha mudar a lei que proíbe ter apenas uma reeleição, que pode ter três, quatro reeleições”, completou.

Depois de visitarem o programa agrícola venezuelano, Lula e Chávez participaram da assinatura de acordos de cooperação em áreas como agricultura, energia e maquinário industrial.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet