Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Famato pede disponibilização de projetos na internet

A Federação da Agricultura e Pecuário do Estado de Mato Grosso (Famato) reivindicou ao presidente eleito da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), a disponibilização dos projetos em tramitação na Casa na internet. O presidente da entidade, Rui Prado explicou que a intenção é a de contribuir com a formação das novas leis do estado. “Propusemos ao deputado um sistema eletrônico para que possamos saber lá da Famato e em todos os sindicatos rurais sobre os projetos que estão tramitando de interesse da nossa classe. Dessa forma, poderemos contribuir com sugestões para que sejam aprovadas leis que beneficiem a sociedade mato-grossense”, explicou Prado.

Prado citou a condução dos debates sobre o projeto de Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) feito pela Assembléia. “Estamos conversando muito sobre isso, para que haja um compromisso social, ambiental e econômico de maneira em que o estado possa se desenvolver de forma equilibrada em todos os aspectos”.

Na audiência, Riva disse que essa iniciativa já foi discutida pela nova Mesa Diretora, inclusive para disponibilizar na internet todas as mensagens do governo, projetos de leis, emendas constitucionais e também as matérias em regime de urgência urgentíssima. “Também daremos ciência à Famato, Fiemt, Fecomércio, enfim às entidades que tiverem cooperação com a Assembléia para que possa haver um acompanhamento dessas matérias”, garantiu Riva.

Ele informou também que a Casa já havia tomado essa decisão e que a nova Mesa Diretora vai consolidar esse projeto, que era da Mesa anterior. “E, com certeza toda a sociedade poderá acompanhar as mensagens que estiverem em tramitação aqui na Casa”, complementou.

Riva disse que é importante a aproximação do parlamento com os demais poderes, inclusive, instituições como a Famato, principalmente porque a discussão e aprovação do zoneamento ambiental é uma das metas para este ano. “Defendo que quanto maior a sintonia com a sociedade, menos a possibilidade de errar. E a Assembléia vai estar permanentemente debatendo e aperfeiçoando as matérias”. Para ele, o zoneamento é um exemplo disso e somente a participação plena de toda a sociedade vai possibilitar a aprovação de um zoneamento que esteja mais próximo da realidade, “que seja discutido com ambientalistas, classe produtora, com os indígenas e toda a sociedade”.

Presente na reunião, o consultor da Famato, economista Amado de Oliveira ressaltou a parceria pró-ativa entre as instituições. “A Famato tem feito propostas de melhorias do relacionamento parlamentar com o produtor rural. Temos uma rede de sindicato rural em 82 municípios e, é importante que no papel de representar esse imenso quadro de produtores, tenhamos esse intercâmbio dentro da Assembléia para saber o que está acontecendo e propor as sugestões desses produtores”, disse.

Oliveira chamou a atenção sobre a importância da participação popular nos debates do ZSEE. “Estamos animados com as audiências públicas e esperamos que a sociedade de Cáceres e Pontes e Lacerda, bem como dos municípios circunvizinhos participem das reuniões para que possamos chegar ao consenso e fazer com que Mato Grosso não reduza a sua produção”.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet