Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

4º Lote de Obras do PAC será lançado nesta sexta-feira

A Companhia de Saneamento da Capital – Sanecap, por meio da Prefeitura de Cuiabá, lança hoje (30/01) – Sexta-Feira, às 20h, na Rua da Feira, do Bairro Osmar Cabral, em frente à Companhia de Polícia Militar, as obras de esgotamento sanitário incluídas no 4º Lote do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.



As obras se referem à Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário das Sub bacias 17, 19, 20ª e 20E, cujos bairros beneficiados são: Sub bacia 17 (Prainha) – 1) Consil e 2) Miguel Sutil.Sub bacia 19 – 1) Bosque da Saúde, 2) Aclimação, 3) Loteamento Dom Bosco e 4)Castelo Branco (Barbado)Sub bacia 20 A – 1) Jardim Itália I e 2) Jardim Itália II - Sub bacia 20 E – 1) Jardim Fortaleza, 2) Osmar Cabral, 3) Liberdade e 4) Santa Laura.


Ao final, as obras terão 73.554 m de rede coletora de esgoto, 9.960 unidades de ligações domiciliares e construção de cinco estações elevatórias de esgoto, cujas obras serão executadas pela Elmo - Engenharia LTDA, no valor de R$ 23.741.783,70, formando o complexo das Estações de Tratamento de Esgoto – ETE Tijucal.


“A universalização do sistema de tratamento do esgoto coletado em Cuiabá é uma realidade próxima, graças ao empenho da atual administração”. Essa projeção partiu da presidente da Sanecap, engenheira Eliana Rondon.


No local, já se encontra em execução um reator com capacidade de 50l/s, que atenderá os bairros Tijucal, Flor do Cerrado, Novo Milênio, São João Del Rey e os bairros integrantes da sub bacia 20E, (Jardim Fortaleza, Osmar Cabral, Liberdade e Santa Laura).


Após a conclusão das obras de esgotamento constantes da sub bacia 20E, serão preservados os córregos Castelhano, Moinho, Rio Coxipó e rio Cuiabá, preservando a flora e a fauna pantaneira.


Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA/UASB) - Sistema de tratamento fechado que processa a digestão do esgoto, sem a presença de oxigênio. É composto por um leito de lodo biológico (biomassa) denso e de elevada atividade metabólica, no qual ocorre a digestão anaeróbia da matéria orgânica do esgoto em fluxo ascendente. A biomassa pode apresentar-se em flocos ou em grânulos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet